Siga a folha

Baixe e compartilhe vídeo que mostra ataques de Bolsonaro à Folha desde 2018

Presidente tem feito uma série de ofensas ao jornal desde a campanha eleitoral

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Baixe e compartilhe vídeo produzido pela TV Folha que relembra ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Folha em diferentes ocasiões. Faça o download aqui: https://we.tl/t-5bVwXjaXyr.

Desde a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro tem promovido uma série de ataques ao jornal, o que inclui a recente insinuação sexual contra a jornalista Patrícia Campos Mello. As ofensas são alvo de críticas e repúdio de entidades jornalísticas e da sociedade civil. ​

No ano passado, o presidente se referiu à Folha como uma "fonte de todo o mal" quando questionado pelo apresentador José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, sobre elogios feitos por ele ao ditador chileno Augusto Pinochet.

Em outra ocasião, também no ano passado, Bolsonaro afirmou que esta Folha não tem que contratar "qualquer uma" para trabalhar no jornal. A declaração foi dada nos Estados Unidos, quando o presidente foi questionado sobre bloqueio de recursos no orçamento da educação. "Vocês da Folha de S.Paulo têm que entrar de novo em uma faculdade que presta e fazer um bom jornalismo", disse.

Nesta segunda-feira (30), o presidente voltou a atacar o jornal por ter descrito como passeio o giro que ele fez por diferentes pontos de Brasília no domingo, em meio à pandemia do novo coronavírus. "Folha de S. Paulo, não fui passear não. Uma imprensa que não tem caráter não podia agir de outra maneira", afirmou.

Durante o tour, Bolsonaro provocou aglomerações e falou com funcionários de supermercados e padarias e com vendedores autônomos. Ao retornar ao Palácio da Alvorada, ainda no domingo, disse estar com "vontade" de fazer um decreto para liberar todas as atividades.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores e fala com a imprensa ao sair do palácio da Alvorada na manhã desta segunda (30) - Pedro Ladeira/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas