Descrição de chapéu 40 anos do movimento Diretas Já

Seminário em SP debate 40 anos das Diretas Já

Evento, realizado por OAB-SP e Folha, discutirá o estado da democracia hoje e lembrará campanha com a presença de Fafá de Belém, Christiane Torloni e Almino Affonso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As Diretas Já tiveram um papel crucial na história democrática inaugurada a partir de 1985 no Brasil. Quatro décadas após o movimento, os desafios da democracia ainda são significativos, como demonstraram os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos três Poderes em Brasília.

Para recordar a campanha, avaliar os mecanismos jurídicos de que o país dispõe hoje e debater práticas de participação popular, a Folha e a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) realizam no próximo dia 29 de abril o seminário "40 anos das Diretas Já".

O evento, gratuito, acontece a partir das 15h no auditório da OAB-SP, no centro da capital paulista. Para participar, é preciso se inscrever pelo site. Também haverá transmissão online, pelo canal da entidade e da Folha no YouTube.

Com mediação do jornalista Oscar Pilagallo, autor de "O Girassol Que Nos Tinge" (ed.Fósforo), livro que faz uma radiografia do movimento, o evento reunirá, em três mesas, especialistas do direito, pesquisadores e figuras da sociedade civil.

Deputado Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas, no plenário da Câmara dos Deputados
Deputado Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas, no plenário da Câmara dos Deputados - Divulgação - 25.abr.84/Arquivo da Câmara dos Deputados

Entre eles, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; Oscar Vilhena, professor da FGV Direito São Paulo e colunista da Folha; Leonardo Sica, vice-presidente da OAB-SP; Eunice Prudente, professora de direito da USP; e Luis Felipe Miguel, coordenador do grupo de pesquisa Democracia e Desigualdades (Demodê) da UnB (Universidade de Brasília).

A participação de artistas, atletas, cartunistas e jornalistas, um dos diferenciais da campanha, também será relembrada.

O fato que, segundo Pilagallo, "emprestava uma dimensão estética à questão política", será tema do ato final, com a participação da cantora paraense Fafá de Belém, que se tornou "a musa das Diretas"; da atriz Christiane Torloni; do jornalista Ricardo Kotscho, que cobriu o movimento para a Folha; de Almino Affonso, ministro do Trabalho de João Goulart e ex-vice-governador de São Paulo (1987-1990); e do jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.