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Conteúdos de eleições estaduais têm checagem de informação por meio de programa da Abraji

Folha é um dos 31 veículos de todo o Brasil que participam de iniciativa da associação

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São Paulo

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) comanda o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, que auxilia grupos de verificação e checagem de fatos em suas redações, com foco nas eleições estaduais.

A Folha é um dos participantes da iniciativa, ao lado de outros 30 veículos. Ao todo, são mais de 60 jornalistas que vão trabalhar na checagem de informações suspeitas sobre os pleitos de cada estado a partir de hoje (16).

Os profissionais vão passar por 40 horas de treinamento e 72 de mentoria até 31 de outubro, após o segundo turno das eleições. A primeira fase da capacitação ocorreu entre julho e agosto. Com a abordagem de temas como metodologia de verificação e checagem, monitoramento de redes sociais e técnicas e ferramentas de verificação, os profissionais puderam aprender sobre produção de conteúdos em plataformas sociais e analisar casos verificados pelo Projeto Comprova, coalizão de veículos que atua na identificação e checagem de informações suspeitas sobre as eleições presidenciais.

"O trabalho colaborativo de checagem que vem sendo feito no Brasil é referência para o mundo. É gratificante ver veículos atuando conjuntamente, seguindo os mesmos métodos replicáveis. A Abraji incentiva todo tipo de treinamento que leve ao aperfeiçoamento do trabalho jornalístico", diz Katia Brembatti, presidente da associação.

Redação da Folha, em São Paulo - Lalo de Almeida - 14.jan.2021/Folhapress

São esperadas cerca de 900 checagens, de responsabilidade dos veículos jornalísticos autores do conteúdo, sobre as eleições durante o período eleitoral.

"Com a capacitação e experiência da Abraji, conseguiremos garantir uma cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos sendo feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros, nesse momento tão importante para a democracia", diz Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil.

Os veículos que participam do programa são: Folha (SP), A Gazeta (ES), Band (SP), Band TV (SP), CBN Cuiabá (MT), Correio Braziliense (DF), Correio de Carajás (PA, TO), Correio do Estado (MS), Estadão Verifica (AP, SE, SP), Estado de Minas (MG), Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Imirante (MA), Jornal Plural Ltda (PR), Metrópoles (DF), Nexo Jornal (BR), NSC Comunicação (SC), O DIA (RJ), O Popular (GO), O Povo (CE), Portal Cidade Verde (PI), Portal Norte de Notícias (AC, AM, RR), Rádio Bandeirantes (SP), SBT (DF, PA, RJ, RS, SP), SBT Mato Grosso (MT), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE), Tribuna do Norte (RN), TV Allamanda (RO), TV Aratu (BA), TV Ponta Verde (AL), TV Tambaú (PB), UOL (SP).

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