Siga a folha

Datafolha prepara Match Eleitoral e entrevista candidatos a deputado federal de SP

Candidatos devem procurar o Datafolha por email (matcheleitoral@datafolha.com.br) para agendamento das entrevistas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Folha e o Datafolha vão lançar o Match Eleitoral 2022, ferramenta para facilitar a escolha dos candidatos a deputado federal e que foi um sucesso na disputa de 2018. O enfoque neste ano será nos candidatos à Câmara pelo estado de São Paulo.

O Datafolha já iniciou as entrevistas com os candidatos, que devem procurar o instituto por email (matcheleitoral@datafolha.com.br) para agendamento.

Nova urna eletrônica, que será usada nas eleições deste ano; Folha terá uma série de ferramentas para ajudar eleitor na escolha - Rubens Cavallari/Folhapress

A ideia é simples: como se fosse um Tinder político, o sistema ajuda o eleitor a encontrar aqueles candidatos com os quais "dá match".

Para isso, será criado um banco de dados no qual estarão armazenadas respostas dos candidatos a deputado federal por São Paulo em relação a temas comportamentais, econômicos e políticos.

"A atuação do centrão mostra como é imperativo fazer escolhas bem informadas nas eleições legislativas, que acabam ofuscadas pelo protagonismo do pleito presidencial. O Match Eleitoral é ferramenta fundamental para esta escolha bem informada", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Quem entrar no Match Eleitoral vai receber as mesmas perguntas, e as respostas serão cruzadas com as de todos os candidatos a deputado federal que tenham incluído suas informações na plataforma. O resultado é apresentado em uma escala de afinidade.

"As eleições legislativas geralmente ficam em segundo plano para o eleitor. O Match o ajudará a identificar os candidatos que compartilham das mesmas posições em temas ligados a economia e comportamento", diz Luciana Chong, diretora-geral do Datafolha.

Em 2018, até a véspera da eleição, a ferramenta havia registrado mais de 1 milhão de testes completos.

"O sucesso da ação na última eleição mostra um leitor cada vez mais interessado em exercer um voto consciente e em buscar qualidade nas informações que consome", diz Anderson Demian, diretor de mercado leitor e estratégias digitais da Folha.

Se o Match Eleitoral auxiliará o eleitor a escolher um deputado federal, outras iniciativas do jornal serão voltadas a candidatos ao Executivo.

Os tradicionais debates e sabatinas Folha/UOL, por exemplo, serão feitos com os principais postulantes ao cargo de presidente e de vice-presidente da República, bem como de governador de São Paulo.

Também há previsão de debate com alguns candidatos a deputado federal e a senador.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas