Siga a folha

Mensagens sobre vitória de Bolsonaro na Europa antes do fim da votação são falsas

Conteúdos apresentam grande vantagem para atual presidente, o que não é possível afirmar antes da publicação oficial

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão compartilhando conteúdos falsos sobre o resultado da eleição na Europa. Segundo a versão falsa dos bolsonaristas, o atual mandatário teria vencido em países como França, Portugal, Alemanha e Suíça, o que não é possível afirmar.

Em Portugal, por exemplo, a eleição, que estava programada para terminar inicialmente às 17h (13h em Brasília), foi prorrogada até as 20h (16h em Brasília) por conta do grande fluxo de eleitores. Ou seja, a mensagem sobre o país —que tem a cidade com o maior número de eleitores brasileiros no exterior, Lisboa— começou a circular bem antes do final do dia de votação.

Fila de brasileiros para votar em Lisboa - Giuliana Miranda/Folhapress

Desinformação sobre o pleito na Suíça afirmava que Bolsonaro teria ganhado com 87% dos votos, mas, como no caso de Portugal, os votos ainda estavam sendo registrados nas urnas enquanto a mensagem era compartilhada por perfis bolsonaristas.

Ponto em comum dos posts é que a diferença entre os votos contabilizados para Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário do presidente na corrida, é grande. Um dos conteúdos afirma que Bolsonaro teve mais de 8 mil votos na França, enquanto o petista teria ficado com menos de 500. Como Portugal e Suíça, a mensagem circulava enquanto os brasileiros naquele país ainda estavam votando.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas