Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

São Paulo elege major, delegado, capitão e até 'xerife' para Alesp

Dos 94 deputados estaduais eleitos, cinco utilizaram nas urnas nomes ligados a cargos de forças de segurança

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Dos 94 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura da Alesp (Assembleia Estadual de São Paulo), 5 utilizaram nas urnas nomes ligados a cargos de forças de segurança.

Major Mecca (PL) recebeu 224.462 votos, sendo um dos mais votados ao legislativo paulista. Também receberam votações expressivas os candidatos Delegado Olim (PP), com 201.349 votos, e Capitão Conte Lopes (PL), 192.458 votos.

Deputado estadual Antônio Assunção de Olim, mais conhecido como Delegado Olim (PP), reeleito neste domingo (2) - Bruno Santos/Folhapress

Também foram eleitos o Agente Federal Danilo Balas (PL), com 94.552 votos, e a Delegada Graciela (PL), com 68.955 votos.

A lista de eleitos tem ainda um "xerife", mas sem relação com forças de segurança. Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) é jornalista e apresentador de um quadro de defesa dos direitos dos consumidores na televisão. Ele recebeu 177.614 votos.

Todos são apoiadores do candidato à reeleição ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL).

Nas eleições deste domingo (2), PL (Partido Liberal) e o PT (Partido dos Trabalhadores) ampliaram suas bancadas na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, o partido do presidente Jair Bolsonaro passará a ter 19 assentos na Casa, ante os 17 atuais.

Já o PT, que somava 10 assentos na composição atual, terá 18 vagas. O partido aderiu ao modelo de federação com PV e PCdoB, que soma 19 assentos. Além dos nomes petistas, foi eleita Leci Brandão (PC do B).

O Plenário paulista tem ao todo 94 assentos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas