Siga a folha

Descrição de chapéu Congresso Nacional

Veja como partidos e deputados votaram em projeto que afrouxa regra eleitoral e beneficia políticos

Unindo direita, esquerda e centrão, mudanças foram aprovadas pela Câmara por 367 votos a 86

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Com o apoio da maioria das bancadas, o texto-base da chamada minirreforma eleitoral —parte do pacote que visa afrouxar a legislação e beneficiar partidos e políticos— foi aprovado nesta quarta (13) pela Câmara dos Deputados por 367 votos a 86.

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão deliberativa nesta quarta-feira (13) - Zeca Ribeiro/Divulgação Câmara dos Deputados

Apenas PSOL, Rede e Novo foram contra a proposta. O bloco partidário que reúne MDB, PSD, Republicanos e Podemos liberou a bancada para que os deputados votassem como quisessem. Os demais partidos orientaram seus parlamentares a apoiar o texto.

Os dois projetos que compõem a minirreforma fazem parte de uma ofensiva mais ampla de mudanças eleitorais com apoio da direita, esquerda e centrão. O pacote inclui também as PECs (Proposta de Emenda à Constituição) da Anistia e das Mulheres.

Impulsionadas pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), as propostas flexibilizam as leis de cota para negros e mulheres, enfraquecem as leis da Ficha Limpa e a da Improbidade e enxugam o tempo de inelegibilidade de candidatos, além de reduzir a transparência do processo eleitoral, entre outros pontos.

Os destaques que podem mudar trechos do texto serão votados na quinta-feira (14). Depois da Câmara, a proposta ainda terá que passar pelo Senado antes de ser submetida à sanção do presidente Lula (PT).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas