Descrição de chapéu São Paulo

Bairros de SP e Guarulhos sofrem apagão de energia elétrica

ONS afirma que desligamento em subestação em Guarulhos interrompeu cargas de outras duas subestações; serviço foi normalizado perto das 20h, informa Enel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diversos bairros das cidades de São Paulo e de Guarulhos, na região metropolitana, tiveram interrupção de energia elétrica na noite deste sábado (31). Há relatos de apagões em diversas regiões da capital, que teriam ocorrido por volta das 17h30.

A Enel Distribuição SP, responsável pelo serviço, afirmou que normalizou por volta das 20h o fornecimento a todos os clientes afetados.

Houve registros de falta de luz em vários pontos da região central, incluindo alguns quarteirões da avenida Paulista, ponto turístico da capital, e também no bairro da Liberdade.

A imagem mostra uma vista panorâmica de uma cidade ao entardecer, com o céu apresentando um gradiente de cores que vai do azul ao laranja. As luzes das casas e edifícios estão acesas, criando um contraste com o céu escuro. Há uma variedade de construções, incluindo casas e prédios, e a imagem captura a sensação de uma área urbana em transição para a noite.
Região da Vila Augusta em Guarulhos, sem luz neste sábado (31); bairros da capital paulista também tiveram apagão - Gabriela Cassef/Folhapress

O apagão afetou inclusive o transporte público no centro da cidade. Por volta das 18h45, ao menos dez composições do sistema de trólebus, que é abastecido por cabos de energia, estavam parados na rua Conselheiro Furtado, próximo ao viaduto do Glicério, na Liberdade.

Na região do Paraíso, próximo à avenida Paulista, postes de iluminação no canteiro central da avenida Bernardino de Campos apresentavam falhas perto das 19h. A região no entorno da praça da Bandeira e a avenida 23 de Maio também ficaram no escuro.

A reportagem também recebeu relatos de falta de energia em Tucuruvi e Jaçanã, na zona norte. Na zona leste, Tatuapé, Belém e São Miguel Paulista tiveram o mesmo problema.

Em Guarulhos, houve interrupção de energia no centro e em bairros como Vila Rio, Jardim Moreira, Bosque Maia e Vila Augusta.

Várias pessoas estão paradas na marquise de um shopping, que está totalmente escuro. No letreiro do edifício está escrito Pátio Paulista
O Shopping Pátio Paulista, na região centro sul de São Paulo, foi afetado pelo apagão que atingiu diversos bairros da capital e de Guarulhos, na noite deste sábado (31) - Roberto Sungi/Ato Press/Folhapress

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou o problema e afirmou que houve o "desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobrás".

Segundo o órgão, o desligamento dos equipamentos em Guarulhos interrompeu as cargas de outras duas subestações, Norte e Miguel Reale, que atendem a área de concessão da Enel SP.

O ONS afirma que as causas do problema estão sendo apuradas e serão divulgadas em relatório a ser emitido posteriormente.

Imagem mostra uma avenida movimentada, onde passam carros com os faróis acesos, mas sem qualquer iluminação pública. Os prédios ao redor também estão às escuras
Prédios sem luz na Avenida 23 de Maio, na capital paulista - Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress

A nota do ONS diz ainda que houve uma "interrupção de carga de cerca de 870 MW" após o desligamento dos equipamentos da subestação. "As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível."

A Enel afirmou que os problemas se deveram a uma "ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel".

Segundo a companhia, a interrupção de carga afetou principalmente as regiões Leste, Norte e central da capital. A Enel não informou quantos bairros e domicílios foram impactados pela falta de luz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.