Siga a folha

Descrição de chapéu jornalismo

Assinante pode ler versão digital do impresso em aplicativo; veja como

Edição digital reproduz o novo formato do jornal, o berliner

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O assinante da edição impressa da Folha, que ganhou novo projeto gráfico no padrão berliner no último domingo (1º), também tem direito a ler a versão digital do impresso. A Edição Folha pode ser acessada em aplicativo que funciona em celulares e tablets dos sistemas iOS e Android.

A edição digital reproduz o novo formato, que prevê, entre outros objetivos, facilitar a leitura e ampliar a oferta de assuntos relevantes. Todo o conteúdo continua a ser oferecido a partir das 23h do dia anterior à circulação impressa.

O download do app pode ser feito na App Store (Apple) e Play Store (Google), basta procurar por "Folha" nas lojas. Além do acesso ao aplicativo e ao site, o plano Premium, do qual o assinante do impresso faz parte, oferece ainda descontos pelo Clube Folha e pelo Clube Gourmet.

Assinantes ganharam novo projeto e novo formato no domingo; versão digital está disponível via app - Folhapress

Após instalar o aplicativo, o acesso à Edição Folha é simples, disponível no segundo item do menu inferior. Dentro da banca virtual, além da edição do dia, está todo o acervo digitalizado da Folha, incluindo edições da Folha da Tarde e Folha da Manhã.

Outros recursos também são oferecidos ao usuário. É possível fazer download para leitura offline, como dentro do avião ou em local sem internet. Também dá para favoritar edições. Tudo fica salvo no item "Minhas edições".

Durante a navegação, o leitor ainda pode acionar funcionalidades de compartilhamento de textos e colunas.

Sempre que o usuário interage com alguma página, os títulos das reportagens ganham um destaque azul ao redor. Ao clicar sobre eles, a qualquer momento (mesmo quando o azul desaparecer), aparecerá uma barra com três possibilidades.

O primeiro botão tem o aviso "dê um conteúdo", que aciona um link-presente. Ele permite ao assinante liberar a seus contatos não assinantes sete acessos a textos do jornal por dia.

As outras opções são o compartilhamento de links por qualquer rede social e a leitura dos textos direto na versão web.

O berliner é o formato mais adotado entre os grandes jornais europeus, como os franceses Le Monde e Le Figaro, o Guardian britânico, os italianos Corriere della Sera e La Stampa, e os alemães Die Welt e Tagesspiegel.

Em termos de tamanho, nasceu para ser um intermediário entre os formatos standard (grande, como a Folha era antes) e tabloide (pequeno).

A adoção do berliner acontece acompanhada de uma reforma gráfica elaborada ao longo de sete meses, que, entre outros, facilitou a leitura e ampliou a oferta de conteúdo.

A média diária de páginas da Folha passou de 40 para 64. Assim, embora a área de cada nova página seja menor, a área total será maior.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas