Siga a folha

Folha realiza segunda edição de fórum sobre agronegócio sustentável

Evento acontecerá no dia 28 de novembro em São Paulo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Folha promoverá no dia 28 de novembro (quarta-feira) o 2º fórum Agronegócio Sustentável, em São Paulo.

Neste ano, o evento discutirá questões como o incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar, responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Haverá ainda uma mesa sobre o modelo de crédito rural no Brasil, cujas limitações fazem com que os produtores muitas vezes recorram a empréstimos em bancos privados.

Caminhão trafega em canavial próximo à Central Energética Moreno, em Luiz Antônio, São Paulo - Joel Silva/Folhapress

Nesse debate serão abordadas também as novas formas de financiamento, como os chamados “green bonds”, títulos de dívida verdes com os quais empresas, bancos de investimento e governos captam recursos para implantar projetos com impactos ambientais positivos.

Outro assunto que estará em pauta é o embate entre a expansão do agronegócio e a preservação das florestas, uma das principais questões ambientais discutidas hoje no Brasil.

Nessa mesa, especialistas no tema debaterão se é possível expandir o plantio sem provocar mais desmatamento e quais seriam os caminhos para conciliar essas práticas.

A última mesa se debruçará sobre a situação dos jovens no campo. Serão discutidas as políticas públicas, incentivos e oportunidades necessárias para estimular o desenvolvimento dos jovens e evitar o êxodo rural das novas gerações em direção às cidades.

O evento, que tem patrocínio do Banco do Brasil, acontecerá a partir das 8h30 no auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos), em São Paulo. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site Folha Eventos.

 

2º fórum Agronegócio Sustentável ​

Dia 28 de novembro (quarta-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

HORÁRIO: 8h30 às 9h


MESA 1: Pequenos produtores

HORÁRIO: 9h às 9h50

PARTICIPANTES:  Jefferson Coriteac, secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário;  Isaac Leite, presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo);  Gustavo Reis, analista de competitividade e empreendedorismo do Sebrae


MESA 2: Crédito rural e novas formas de financiamento

HORÁRIO: 9h50 às 10h40

PARTICIPANTES:  Ricardo Ramos, diretor de Estratégia e Transformação Digital do BNDES;  Pedro Fernandes, diretor de agronegócios do Itaú;  Marco Túlio Moraes da Costa, diretor de agronegócios do Banco do Brasil


COFFEE BREAK

HORÁRIO: 10h40 às 11h10


ENTREVISTA AO VIVO

HORÁRIO: 11h10 às 11h30

PARTICIPANTE: Leo Chaves, músico da dupla Victor & Leo e empresário do agronegócio


MESA 3: Expansão x Preservação

HORÁRIO: 11h30 às 12h20

PARTICIPANTES:  Bartolomeu Braz Pereira, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil);  Luana Maia, coordenadora executiva da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura


MESA 4: Jovens no campo

HORÁRIO: 12h20 às 13h10

PARTICIPANTES:  Cristhiane Amâncio, coordenadora do Portfólio Inovação Social da Embrapa;  Adriano Batista, diretor-executivo da Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local);  Isabela Albuquerque, coordenadora do Comitê de Jovens da Lar Cooperativa

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas