Siga a folha

Erro humano faz com que cliente da Amazon tenha acesso a gravações de outro usuário da Alexa

Nas gravações, um homem e uma companheira podiam ser ouvidos em sua casa

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Frankfurt (Alemanha)

Um usuário da Alexa, assistente de voz da Amazon, na Alemanha, teve acesso a mais de mil gravações de outro usuário por causa de um erro humano da empresa.

O cliente pediu para ouvir as gravações de suas próprias atividades feitas pela Alexa, mas ele também conseguiu acessar 1.700 arquivos de áudio de um estranho quando a Amazon lhe enviou um link, informou a publicação alemã c't (revista sobre informática).

"Este caso infeliz foi resultado de um erro humano e de um único caso isolado", disse um porta-voz da Amazon nesta quinta-feira (20).

Inicialmente o cliente não obteve resposta quando contou à Amazon sobre o acesso a gravações de outro usuário, segundo a revista. Os arquivos foram excluídos do link fornecido pela Amazon, mas o cliente já havia os baixado para o seu computador, disse a c't.

"Resolvemos o problema com os dois clientes envolvidos e tomamos medidas para otimizar ainda mais nossos processos. Como medida de precaução, contatamos as autoridades competentes", acrescentou o porta-voz da Amazon.

Nas gravações, um homem e uma companheira podiam ser ouvidos em sua casa, e a revista foi capaz de identificá-lo e contatá-lo através das informações gravadas, de acordo com a reportagem.

Alexa, assistente pessoal da Amazon acionada por um sistema de inteligência artificial - Elijah Nouvelage/Reuters

Essa não é a primeira vez que um erro no sistema compartilha gravaçõs dos usuários. Um casal em Portland, nos EUA, fez piada dizendo que Alexa, a assistente virtual da Amazon, podia estar ouvindo suas conversas particulares. O serviço de voz, usado por alto-falantes inteligentes da série Echo (também da Amazon), permite a seus usuários interagir com mais de 15 mil aplicativos por meio de comandos de voz.

Mas a piada do casal virou realidade quando os dois descobriram que uma conversa deles foi de fato registrada por Alexa –e depois enviada para uma pessoa aparentemente aleatória de sua lista de contatos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas