Descrição de chapéu Checamos

Posts trazem desinformação sobre o samurai negro Yasuke, protagonista do novo 'Assassin's Creed'

Publicações contestam a existência do guerreiro, que viveu no Japão no século 16

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O lançamento do trailer do jogo "Assassin's Creed Shadows" causou polêmica e desinformação nas redes sociais. O game de uma franquia da Ubisoft tem, pela primeira vez, um protagonista baseado em uma figura real, o samurai negro Yasuke, o que gerou posts e comentários dizendo que ele não existiu ou que não havia samurais negros, o que não é verdade.

"Na ficção, até um unicórnio encantado pode ser um samurai sem problema algum. (...) Samurais negros são uma impossibilidade. Ainda que houvesse população negra naquela região na época dos samurais, jamais seriam treinados pelos japoneses para serem samurais", afirmava um dos posts, visualizado pelo menos 877,4 mil vezes antes de ser deletado pelo autor, Ed Peixoto. Para a Folha, ele disse não ser especialista no assunto e, por isso, apagou o conteúdo.

Dois guerreiros samurais em armaduras tradicionais estão engajados em um combate intenso sob uma nevasca. O samurai em primeiro plano, adornado com um capacete impressionante com chifres dourados, tem a pele negra e empunha sua arma contra o adversário, cujo rosto é parcialmente visível.
Representação do samurai Yasuke no jogo 'Assassin's Creed Shadows', da Ubisoft - Divulgação

Samurais pretos existiram, e os mais famosos, como Yasuke, foram documentados. "Estamos acostumados a criar arquétipos do que seria um japonês, um samurai e um africano, e a existência de Yasuke nos propõe a repensar o dinamismo universal da história", afirma Emiliano Unzer, autor de livros sobre história asiática e professor do mesmo tema na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).

Segundo ele, há relatos escritos e pinturas de samurais pretos. "Na obra ‘Sumō Yūrakuzu Byōbu’ do início do século 17, há um lutador de pele escura sendo observado por Oda Nobunaga, um dos maiores líderes da história do Japão."

A imagem retrata uma pintura de dois homens. O homem à esquerda, negro, com músculos definidos e um coque no cabelo, segura o outro homem pela cintura, enquanto este, com expressão concentrada, estende o braço direito e parece estar em um ato de luta.
Trecho da ilustração japonesa ‘Sumō Yūrakuzu Byōbu’, do início do século 17, traz um lutador de pele escura - Reprodução/Museu da Cidade de Sakai

Yasuke foi descrito nas crônicas de Nobunaga como um padre negro com a força de dez homens que, vindo da África, acompanhava o missionário italiano Alessandro Valignano no Japão, ainda de acordo com Unzer.

Há debates sobre a condição de escravizado desse samurai, mas acredita-se que ele "era mais um guarda-costas e guerreiro livre", disse o historiador. Ele era próximo o suficiente para ficar perto de Nobunaga quando este morreu, em 1582.

Alguns detalhes de sua história são contados no livro "African Samurai" (editora Hanover Square Press, sem tradução para o português), lançado em 2019 por Thomas Lockley e Geoffrey Girard.

Além de Yasuke —que foi homenageado pela Mocidade Alegre no Carnaval de 2023—, "Assassin's Creed Shadows" tem outro protagonista, como mostra o trailer do jogo. Mas, diferentemente do samurai, a ninja japonesa Naoe Fujibayashi é uma personagem fictícia, como informa a franquia em um dos vídeos anunciando o novo produto.

No universo do game já apareceram outras pessoas do "mundo real", como Leonardo da Vinci, George Washington, Sócrates e Napoleão Bonaparte, mas elas não eram protagonistas, apenas faziam participações especiais em alguns jogos da série.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos

É um projeto dedicado ao combate da desinformação nas redes sociais patrocinado pela Philip Morris Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.