Siga a folha

Facebook permitiria post pago de Hitler com 'solução final', diz Sacha Baron Cohen

Ator britânico critica posição da companhia em permitir que post político pago veicule mentira

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ator britânico Sacha Baron Cohen criticou as gigantes de tecnologia Facebook, Google e Twitter e as chamou de "maiores máquinas de propaganda da história", em discurso durante um evento contra o antissemitismo em Nova York (EUA) promovido pela organização judaica ADL (Liga Antidifamação).

Depois de considerar que o Twitter baniu anúncios políticos da plataforma e que o Google está fazendo mudanças sobre o assunto, ele ressaltou que é possível pagar por qualquer anúncio político no Facebook, "mesmo se for mentira", e que a segmentação dos algoritmos conseguirá alcançar as pessoas com efeito.

O ator Sacha Baron Cohen; em evento contra antissemitismo, ele criticou grandes empresas de tecnologia - AFP

"Nessa lógica, se o Facebook estivesse nos anos 1930, teria permitido que Hitler publicasse anúncios de 30 segundos com a 'solução' para o 'problema judeu'", afirmou.

O ator sugere que a rede social comece a checar os fatos das propagandas políticas antes de veiculá-las, pare de segmentar mentiras ao público e, quando os anúncios forem falsos, "devolva o dinheiro e não os publique".

Cohen, conhecido pela interpretação de Borat e Bruno, ainda ressaltou que as plataformas deliberadamente amplificam o tipo de conteúdo que mantém as pessoas engajadas —"histórias que apelam aos nossos instintos mais básicos e que desencadeiam ofensas e medo".

"Por isso que as notícias falsas têm performance melhor do que as verdadeiras; estudos mostram que as mentiras se espalham mais rápido do que a verdade", disse.

Cohen comparou as redes sociais a restaurantes: "se um neonazista chega a um restaurante e começa a maltratar outros clientes, dizendo que quer matar judeus, seria desejável que o dono do local o servisse uma refeição elegante? Claro que não."

No debate sobre pagamento de post político, Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, tem utilizado o argumento da liberdade de expressão para não controlar o conteúdo veiculado na plataforma, à medida que aumenta a pressão sobre as companhias com a proximidade das eleições americanas.

O executivo já afirmou que não cabe às empresas de tecnologia determinar se as informações são 100% verdadeiras e defendeu regulamentação governamental sobre isso

Diante da disseminação de notícias falsas e do impacto que o microdirecionamento de conteúdo tem gerado em processos democráticos de diversos países, o Twitter afirmou que proibirá propaganda política no microblog. O Google disse que impedirá que organizações de campanha direcionem anúncios com base em afiliação política ou registro eleitoral.

Por meio de assessoria, o Facebook afirmou que Sacha Baron Cohen desvirtuou as políticas da rede social e que o discurso de ódio é proibido na plataforma.

"Banimos pessoas que pregam a violência e removemos qualquer pessoa que a incite ou apoie. Ninguém —incluindo políticos— pode incitar ou fazer anúncios no Facebook que advoguem por discurso de ódio, violência ou assassinato em massa", disse.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas