Siga a folha

Descrição de chapéu microsoft tecnologia

Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de IA, diz site

Tecnologia será usada para treinar modelos de linguagem ampla, como o ChatGPT

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Chavi Mehta
Bengaluru (Índia) | Reuters

A Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de inteligência artificial com o codinome "Athena", que alimentará a tecnologia por trás de chatbots como o ChatGPT, disse o site The Information nesta terça-feira (18), citando duas fontes familiarizadas com o assunto.

A empresa, que foi uma das primeiras apoiadoras da OpenAI, proprietária do ChatGPT, trabalha no microprocessador desde 2019, que está sendo testado por um pequeno grupo de funcionários da Microsoft e da OpenAI, disse a reportagem.

De acordo com o site, os chips serão usados para treinar modelos de linguagem ampla e dar suporte à inferência, ambos necessários para a inteligência artificial generativa, como a usada no ChatGPT, para processar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e criar novas saídas para imitar a conversa humana.

Logo da Microsoft - Matt Mils McKnight/Reuters

A Microsoft espera que o chip tenha um desempenho melhor do que os comprados de outros fornecedores, economizando tempo e dinheiro em seus custosos avanços em inteligência artificial, disse a reportagem. Outras grandes empresas de tecnologia, incluindo Amazon e Google, também fabricam seus próprios chips para IA internamente.

Até agora, a fabricante de chips Nvidia domina o mercado desses tipos de chips.

A Microsoft e a Nvidia não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

O lançamento está sendo acelerado pela Microsoft após o sucesso do ChatGPT, disse o The Information. A criadora do Windows lançou neste ano seu próprio mecanismo de busca com inteligência artificial, o Bing AI, capitalizando sua parceria com a OpenAI e tentando obter uma parte do mercado que atualmente é dominado pelo Google.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas