Siga a folha

Futura capital europeia da cultura, cidade da Croácia dá início a festivais

Rijeka sedia neste verão shows, feiras gastronômicas e festivais de cinema

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rijeka (Croácia) 

A cidade de Rijeka, a terceira maior na Croácia, vai sediar neste verão shows, feiras gastronômicas e festivais de cinema. Os eventos marcam o início de uma série de atividades que culminará em 2020, quando a localidade será capital europeia da cultura junto com Galway, na Irlanda.

Desfile de esculturas de insetos gigantes em festival de verão em Rijeka, terceira maior cidade croata - Nel Pavletic - 28.jun,18/Xinhua

Um dos objetivos desse título, concedido pela Comissão Europeia, é “incutir nos europeus o senso de que pertencem a uma região cultural comum”. Para 2019 —a eleição sempre acontece quatro anos antes da data de fato—, as escolhidas foram Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália).

O próximo evento no calendário de Rijeka é a primeira edição do festival de música Sailor Sweet&Salt, em 27 e 28 de julho. A programação terá nomes locais, incluindo o veterano Darko Rundek e Sara Renar, da nova geração croata. 

O Festival de Música e Gastronomia Porto Etno fecha a programação do verão, em 7 e 8 de setembro. Trata-se de uma tentativa de apresentar a cultura das minorias que vivem na cidade. Em 2017, houve apresentações de artistas da Bulgária, da Sérvia e da Eslovênia e pratos típicos da Hungria, da Ucrânia e da Albânia.

Localizada no Golfo de Kvarner, a cidade Rijeka também é conhecida pelo Carnaval, que, no ano que vem, vai do dia 17 de janeiro a 6 de março. 

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas