Siga a folha

Descrição de chapéu mídia jornalismo

Folha explica a diferença entre os tipos de texto que você lê no jornal

Vídeo responde a dúvidas comuns sobre reportagens, editoriais e colunas de opinião

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As reportagens da Folha refletem a opinião do jornal? Quem decide a opinião dos colunistas? E a própria Folha deixa claro o que pensa sobre os assuntos? A repórter Marina Lourenço explica a diferença entre os tipos de texto que você lê no jornal.

A reportagem é a "essência do jornalismo", segundo a definição do Manual da Redação. Esse texto é feito após um criterioso processo de apuração e não contém a opinião do repórter.

Já os textos de opinião fazem parte de uma categoria diferente. Eles expressam a opinião individual dos autores, que podem ser colunistas fixos ou colaboradores esporádicos. A Folha mantém uma seleção extensa de colunistas e colaboradores, abarcando diferentes tendências.

Redação da Folha no quarto andar do prédio da Alameda Barão de Limeira, nos Campos Eliseos. - (Lalo de Almeida/ Folhapress)

A opinião do jornal é expressa nos chamados editoriais, publicados diariamente. Os textos são escritos por uma equipe de editorialistas e expressam posições da empresa que edita a Folha, sedimentadas ao longo dos anos e submetidas a discussões internas. Nada impede, claro, que essas posições sejam revistas de tempos em tempos. Quando isso acontece, a Folha deixa isso claro para os seus leitores.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas