Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Curta de animação 'Ice Merchants' é 1º filme de Portugal no Oscar

Produção dirigida por João Gonzalez relata comovente história de pai e filho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Indicado ao Oscar na categoria de melhor curta-metragem de animação, "Ice Marchants" (Mercadores de Gelo) será o primeiro filme de Portugal no maior prêmio do cinema mundial.

A produção, uma animação 2D sem diálogos, conta a tocante história de um homem e de seu filho. Os dois vivem em uma casa fria no alto de um precipício e precisam encarar, todos os dias, um vertiginoso salto de paraquedas para irem até uma aldeia vender o gelo que produziram durante a noite.

Antes de alcançar a inédita indicação portuguesa ao Oscar, "Ice Merchants" já vinha colecionando vitórias e menções em vários festivais internacionais de cinema, sendo também o primeiro filme de animação luso premiado em Cannes.

Cena de "Ice Merchants"(Mercadores de Gelo), curta-metragem de animação que é o primeiro filme de Portugal indicado ao Oscar
Cena de "Ice Merchants"(Mercadores de Gelo), curta-metragem de animação que é o primeiro filme de Portugal indicado ao Oscar - Divulgação/Agência Portuguesa de Curtas Metragens

O filme é dirigido por João Gonzalez, 26. Também formado em piano clássico, o jovem diretor, nascido no Porto, no Norte de Portugal, assina ainda a trilha sonora da produção.

"Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo a partir do zero. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser utilizados como uma ferramenta metafórica", diz Gonzalez, no material de divulgação da produção.

"Ice Merchants cobre uma história humana, sobre ligação familiar, rituais simples e rotinas diárias, estudando-os metaforicamente como base das relações humanas a longo prazo", completa.

O feito do filme foi bastante celebrado no meio cultural português. Na última década, os curtas de animação do país vêm se destacando em premiações e festivais internacionais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.