Uso de saliva para limpeza e calorias do canibalismo vencem Ig Nobel 2018

Prêmio dado a pesquisas que fazem rir ganham 10 trilhões de dólares do Zimbábue; veja vencedores

São Paulo

Uma análise nutricional do canibalismo; impressões sobre uma autocolonoscopia; uma avaliação do uso de montanhas-russas para melhorar o tratamento de pedras nos rins.

Esses estudos (no mínimo) peculiares são alguns dos contemplados com o Ig Nobel deste ano. O prêmio, segundo a organização que o concede, homenageia pesquisas que primeiro fazem rir e depois pensar. A premiação aconteceu na noite desta quinta (13) na Universidade Harvard, em Cambridge (EUA). 

A láurea é oferecida pela revista de humor cientifico Annals of Improbable Research (anais da pesquisa improvável, em tradução livre) e os vencedores recebem uma cédula de dez trilhões de dólares do Zimbábue —cujo valor é irrisório. 

As categorias do prêmio variam ano a ano. Em 2018, elas são: medicina, antropologia, química, educação médica, literatura, nutrição, medicina reprodutiva, paz e economia.

Neste ano nenhum brasileiro ganhou o prêmio. Em 2017, o pesquisador Rodrigo Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, ganhou na categoria biologia, e três pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco venceram na de nutrição. 

Os ganhadores do Ig Nobel recebem o prêmio das mãos de colegas laureados com o verdadeiro Nobel. 

Em 2018, Eric Maskin (economia, 2017), Wolfgang Ketterle (física, 2001), Oliver Hart (economia, 2016), Michael Rosbah (medicina, 2017), Roy Glauber (física, 2005), Rich Roberts (medicina, 1993) e Marty Chalfie (química, 2008) participarão da cerimônia.

Veja os laureados deste ano.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.