James Webb captura imagem mais clara dos anéis de Netuno em 30 anos; veja

Telescópio fez imagens de 7 das 14 luas conhecidas de planeta mais distante do Sol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O telescópio espacial James Webb, da Nasa, capturou nesta quarta (21) a imagem mais clara dos últimos 30 anos dos anéis de Netuno.

Além dos anéis do planeta mais distante do Sol no sistema solar, 7 das 14 luas conhecidas de Netuno aparecem nítidas nas imagens. Estão visíveis Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton.

Imagem mais recente do telescópio James Webb é a visão mais clara dos anéis de Netuno em mais de 30 anos, e a primeira vez que os vemos na luz infravermelha
Imagem mais recente do telescópio James Webb é a visão mais clara dos anéis de Netuno em mais de 30 anos, e a primeira vez que os vemos na luz infravermelha - Nasa, ESA, CSA, STScI

O planeta é conhecido como gigante de gelo devido à composição química do interior. Netuno já foi capturado em imagens do telescópio Hubble, que registrou o astro na cor azul. A coloração se deve a presença de pequenas quantidades de metano na forma gasosa, segundo a Nasa.

A imagem mostra a lua Triton com um brilho intenso. Isso se deve à Triton refletir cerca de 70% da luz solar que chega até ela.

"O brilho de Triton supera em muito Netuno nesta imagem porque a atmosfera do planeta é escurecida pela absorção de metano. Triton orbita Netuno de forma incomum, para trás (retrógrada), levando astrônomos a especularem que esta lua era originalmente um objeto do cinturão de Kuiper e que foi capturado gravitacionalmente por Netuno", diz comunicado da Nasa.

Veja as luas de Netuno registradas pelo Webb

Carregando imagens...

O telescópio fez imagens de 7 das 14 luas conhecidas de planeta mais distante do Sol. Estão visíveis Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton. - NASA, ESA, CSA, STScI

Na segunda (19), a Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgaram as primeiras imagens de Marte capturadas pelo Webb. As imagens foram feitas em 5 de setembro e são de uma região do hemisfério oriental do planeta.

O Webb levou duas décadas para ficar pronto e custou mais de US$ 10 bilhões. A missão do telescópio é enxergar mais longe e permitir que astrônomos vejam as primeiras galáxias do Universo.

O telescópio foi lançado em 25 dezembro de 2021 e passou seis meses em comissionamento no espaço —quando o equipamento é preparado para uso, já no espaço. O foco do Webb é a captura de luz infravermelha, mas o equipamento terá diversos usos, como o estudo de objetos dentro e fora da nossa galáxia, a Via Láctea, e astros do próprio Sistema Solar, como aconteceu com Marte e Netuno.

Três imagens lado a lado de Netuno. Da esquerda para a direita, a primeira é rotulada como tirada pela Voyager 2 em 1989. É uma esfera azul escura com algumas listras azul-claras ou brancas contra um fundo preto. A segunda é rotulada como tirada pelo Hubble em 2021. É uma esfera azul mais difusa e pálida também contra um fundo preto. A terceira é rotulada como tirada por Webb em 2022. Como visto na luz infravermelha, Netuno se assemelha a uma pérola com anéis ovais finos e concêntricos. ( Créditos da imagem:Voyager: NASA/JPL-Caltech, Hubble: NASA, ESA, A. Simon (Goddard Space Flight Center) e MH Wong (Universidade da Califórnia, Berkeley) e a equipe OPAL.Webb: NASA, ESA, CSA, STScI 1.09.2022, Aqui estão três imagens lado a lado de Netuno. Da esquerda
Três imagens de Netuno. Da esquerda para a direita, a primeira foi tirada pela nave Voyager 2 em 1989. A segunda é foi tirada pelo telescópio Hubble em 2021. A terceira foi tirada pelo Webb em 2022 - NASA, ESA, JPL-Caltech

O infravermelho da NIRCam (Near-Infrared Camera, em inglês) do telescópio espacial foi justamente o que possibilitou a visão inédita dos anéis e luas de Netuno. De acordo com a Nasa, a câmera cria objetos na faixa do infravermelho, o que possibilita ver Netuno sem a coloração azul característica do telescópio Hubble.

"O gás metano absorve tão fortemente a luz vermelha e infravermelha que o planeta fica escuro nesses comprimentos de onda do infravermelho, exceto onde nuvens de alta altitude estão presentes. Essas nuvens de gelo de metano são proeminentes como listras e manchas brilhantes, que refletem a luz solar antes de ser absorvida pelo gás metano", diz o comunicado desta quarta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.