Descrição de chapéu BBC News Brasil Vênus

Vênus e Júpiter: como ver o espetáculo do alinhamento dos dois planetas

A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, afirma a Nasa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Os astrônomos amadores poderão testemunhar um evento único neste início de ano: o alinhamento de Vênus e Júpiter no céu.

O alinhamento de Vênus e Júpiter será especialmente brilhante
O alinhamento de Vênus e Júpiter será especialmente brilhante - Getty Images

É um fenômeno conhecido como conjunção planetária, que acontece quando um planeta se alinha com uma lua, estrela ou outro planeta de forma que, da Terra, eles parecem estar colidindo.

Conjunções planetárias acontecem todos os anos, mas esta será especial.

A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, afirma a Nasa, a agência espacial americana.

Quando e por quanto o fenômeno pode ser apreciado?

Desde meados de fevereiro, Júpiter e Vênus parecem estar cada vez mais próximos no céu.

No entanto, o melhor momento para apreciar esta conjunção será na noite desta quarta-feira (1º), quando os dois planetas poderão ser vistos com apenas meio grau de separação, segundo a Nasa.

Os planetas serão visíveis a partir do pôr do Sol e parecerão marchar juntos em direção ao oeste até desaparecerem no horizonte após algumas horas.

"Durante o dia eles estarão no ponto mais próximo, embora indistinguíveis por causa da luz solar, mas serão vistos à noite e ao pôr do sol", disse César Fuentes, astrônomo da Universidade do Chile e doutor em Astrofísica pela Universidade de Harvard, à revista National Geographic.

Como e onde ver o alinhamento de Vênus e Júpiter

"O fenômeno pode ser visto em todo o mundo", disse Francisca Contreras, astrônoma da Universidade do Chile, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.

A especialista explicou que os interessados em ver o espetáculo precisam estar em uma área sem nuvens, em que seja possível ver o horizonte e pouca poluição luminosa (luzes de cidades, por exemplo).

Encontrando o lugar ideal, o observador terá apenas que aguardar o pôr do sol, erguer os olhos para o horizonte e aguardar o aparecimento dos dois pontos luminosos, que começarão a se separar gradativamente.

O fenômeno será visível a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópio permitirá capturar mais detalhes de cada planeta e, em particular, apreciar os quatro satélites de Júpiter.

Quem não conseguir ver os planetas na noite de quarta-feira poderá vê-los na noite seguinte, mas eles já estarão mais distantes.

A Nasa pediu a astrônomos amadores que fotografem a conjunção e enviem suas imagens.

Imagem computadorizada mostra o planeta Júpiter em primeiro plano, com Vênus ao lado e o Sol ao fundo
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar - Getty Images

Por que os planetas brilham?

Conseguimos ver os planetas porque eles refletem parte da luz do Sol.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho - é o maior planeta do nosso sistema solar. Com um raio de 69.911 km, é 11 vezes mais largo que a Terra.

Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.

Texto originalmente publicado no site da BBC News Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.