Descrição de chapéu dinossauro

Cientistas descobrem que dinossauro com bico de pato vagou pelo Chile há 72 milhões de anos

Cientistas batizaram o herbívoro de Gonkoken nanoi e dizem que pesava até uma tonelada e poderia crescer a quatro metros de altura

Fabian Cambero
Santiago (Chile) | Reuters

Um dinossauro herbívoro com bico de pato vagou pelas planícies fluviais remotas e antigas da Patagônia, no sul do Chile, cerca de 72 milhões de anos atrás, revelou um novo estudo nesta sexta-feira (16).

Os cientistas batizaram o dinossauro de Gonkoken nanoi e dizem que pesava até uma tonelada e poderia crescer a quatro metros de altura, segundo o estudo publicado na Science Advances.

Paleontólogo segura ossos fossilizados do Gonkoken nanoi, dinossauro de bico de pato recém-identificado, que vagou pela Patagônia chilena - Universidade do Chile via Reuters

Em 2013, uma expedição liderada pelo Instituto Antártico Chileno (INACH) descobriu fragmentos de ossos amarelados no sopé de uma encosta perto do destino turístico de Torres del Paine, na Patagônia. Isso iniciou uma investigação de quase uma década.

"Em um primeiro momento, pensamos que era do mesmo grupo de outros hadrosauros sul-americanos, mas, à medida em que o estudo progrediu, percebemos que era algo sem precedentes", disse Jhonathan Alarcon, o principal autor do estudo.

Alarcon disse que os pesquisadores extraíram mais de 100 peças e que foi difícil retirá-las sem danificar outras. Em seguida, os cientistas tiveram que se certificar de que os ossos pertenciam à mesma espécie e os checaram com pesquisas existentes para verificar se de fato era uma nova espécie.

A extensa pesquisa permitiu aos cientistas reconstruir digitalmente o esqueleto e a equipe espera usar uma impressora 3D para exibi-lo ao público.