Descrição de chapéu dinossauro

Fóssil de dinossauro encontrado por argentinos é um dos maiores da história

Osso do fêmur do Chucarosaurus foi dividido em 3 partes, cada uma com mais de 100 quilos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires | Reuters

Paleontólogos argentinos descobriram os restos de uma nova espécie gigantesca de dinossauro herbívoro de pescoço longo na região da Patagônia, afirmando que o animal é um dos maiores já encontrados.

A descoberta na Reserva Natural Pueblo Blanco, apresentada nesta quinta-feira (18), foi realizada por cientistas pela primeira vez em 2018. Os ossos do dinossauro eram tão grandes que fizeram com que a van que os levava a um laboratório de Buenos Aires tombasse, mas ninguém ficou ferido e os restos mortais ficaram intactos.

O paleontólogo Nicolás Chimento disse que os cientistas decidiram batizar o dinossauro de Chucarosaurus diripienda, que significa cozido e mexido, porque rolou e sobreviveu ao acidente.

osso quebrado em três partes colocado ao lado de pá
Osso de um Chucarosaurus Diripienda descoberto por paleontólogos argentinos em Rio Negro, na Argentina - Nicolas Chimento/Museu Argentino de Ciências Naturais/Reuters

Com 50 toneladas e 30 metros de comprimento, o Chucarosaurus é o maior dinossauro já descoberto na montanhosa província do Rio Negro. O animal teria vivido no período Cretáceo Superior ao lado de predadores, peixes e tartarugas marinhas.

O osso do fêmur do Chucarosaurus, que mede 1,90 metro, foi dividido em três partes, cada uma pesando mais de 100 quilos e exigindo pelo menos três pessoas para levantá-lo, disseram os cientistas.

A Patagônia foi lar dos maiores dinossauros herbívoros do mundo, como o colossal Patagotitan mayorum, o maior dinossauro já descoberto, embora os cientistas ainda não saibam por que as espécies cresceram tão rápido e, em alguns casos, nunca pararam de crescer ao longo de suas vidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.