Descrição de chapéu BBC News Brasil

Por que é mito dizer que escravidão na Antiguidade não foi ruim

Chance Bonar, estudioso da escravidão na Antiguidade e no início da história do cristianismo, explica três mitos que dificultam a compreensão da escravidão antiga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chance Bonar
The Conversation*

Devido às minhas pesquisas sobre a escravidão no antigo mundo mediterrâneo, especialmente na Bíblia, costumo ouvir comentários como: "a escravidão era totalmente diferente naquela época, certo?" "Bem, não pode ter sido tão ruim." "As pessoas escravizadas não conseguiam comprar sua liberdade?"

A maior parte das pessoas nos Estados Unidos e na Europa no século 21 conhece mais sobre o comércio de pessoas escravizadas através do Atlântico, entre os séculos 16 e 19. Elas vivem em sociedades profundamente moldadas por aquela escravidão.

As pessoas podem também observar os efeitos da escravidão moderna em toda parte, desde o encarceramento em massa até a segregação de moradias e os hábitos de voto.

Gravura em relevo ilustra uma fila de prisioneiros no Templo do Sol de Abu Simbel, no Egito
Gravura em relevo ilustra uma fila de prisioneiros no Templo do Sol de Abu Simbel, no Egito - Getty Images

Já os efeitos da escravidão na Antiguidade são menos perceptíveis hoje em dia. E a maior parte dos americanos tem apenas uma vaga ideia de como ela funcionava.

Algumas pessoas podem se lembrar das histórias bíblicas, como os irmãos ciumentos de José, que o escravizaram e venderam. Outros podem referir-se a filmes como "Spartacus" (1960) ou ao mito de que pessoas escravizadas teriam construído as pirâmides do Egito.

Como esses tipos de escravidão ocorreram muito tempo atrás e não eram baseados no racismo moderno, algumas pessoas têm a impressão de que eles eram menos rígidos, ou menos violentos.

Esta impressão abre espaço para que figuras públicas atuais, como o teólogo cristão e filósofo analítico William Lane Craig, defendam que, na verdade, a escravidão na Antiguidade era benéfica para as pessoas escravizadas.

Fatores modernos, como o capitalismo e a pseudociência racista, levaram ao longo e doloroso comércio transatlântico de pessoas escravizadas. O trabalho escravo inspirou, por exemplo, teorias econômicas sobre o "livre mercado" e o comércio global.

Mas, para compreender a escravidão daquela época —ou para combater a escravidão atual—, também precisamos entender a longa história dos trabalhos forçados.

Como estudioso da escravidão na Antiguidade e no início da história do cristianismo, costumo encontrar três mitos que dificultam a compreensão da escravidão antiga e do desenvolvimento dos sistemas de escravidão ao longo do tempo.

Relevo funerário romano da família Decii, de antigas pessoas escravizadas do século 2º d.C. Marido e esposa aparecem de mãos dadas com seu filho em pé entre eles, segurando um pombo. A inscrição os identifica como A. Decius Spinther, Decia Spendusa e A. Decius Felicio
Relevo funerário romano da família Decii, de antigas pessoas escravizadas do século 2º d.C. Marido e esposa aparecem de mãos dadas com seu filho em pé entre eles, segurando um pombo. A inscrição os identifica como A. Decius Spinther, Decia Spendusa e A. Decius Felicio - Getty Images

Mito n° 1: Existe uma espécie de 'escravidão bíblica'

O conjunto de textos que forma a Bíblia reúne séculos de diferentes escritores espalhados pelo Mediterrâneo e pela Mesopotâmia. Eles se encontravam em circunstâncias frequentemente muito distintas, o que dificulta a generalização de como funcionava a escravidão nas sociedades "bíblicas".

O ponto mais importante a considerar é que a Bíblia hebraica (chamada pelos cristãos de "Velho Testamento") surgiu pela primeira vez no antigo Oriente Próximo, enquanto o Novo Testamento veio a público no início do Império Romano.

As formas de escravidão e trabalhos forçados no antigo Oriente Próximo —em regiões como o Egito, a Síria e o Irã— nem sempre significavam que as pessoas escravizadas eram consideradas mercadorias. Na verdade, algumas pessoas eram escravizadas temporariamente para pagamento de dívidas.

Mas este não era o caso de todas as pessoas escravizadas no antigo Oriente Próximo —e, certamente, nem no final da República Romana e no início do Império Romano. Na verdade, milhões de pessoas foram traficadas em Roma para trabalhos forçados em ambientes domésticos, urbanos e agrícolas.

Por isso, os diversos períodos e culturas envolvidas na produção da literatura bíblica fazem com que não exista algo que possa ser considerado uma "escravidão bíblica" única. E também não existe uma "perspectiva bíblica" única sobre a escravidão.

O máximo que se pode dizer é que nenhum escritor ou texto bíblico condena explicitamente a instituição da escravatura ou a manutenção de pessoas escravizadas como se fossem mercadorias.

Na verdade, os questionamentos mais vigorosos sobre a escravidão pelos cristãos começaram a surgir no século 4° d.C., com os textos de figuras históricas como o teólogo São Gregório de Nissa, que viveu na Capadócia (hoje, parte da Turquia).

José é vendido pelos seus irmãos. Quadro de 1636-1641, da coleção do Museu Capitolino em Roma, na Itália
José é vendido pelos seus irmãos. Quadro de 1636-1641, da coleção do Museu Capitolino em Roma, na Itália - Fine Art Images/Heritage Images/Getty Images

Mito n° 2: A escravidão na Antiguidade não era tão cruel

Este mito, como o primeiro, costuma surgir da associação entre algumas práticas de trabalhos forçados do Egito e do Oriente Próximo, como a escravidão para o pagamento de dívidas ou com a propriedade das pessoas escravizadas, praticada pelos romanos.

Quando nos concentramos em outras formas de trabalhos forçados em culturas específicas da Antiguidade, fica fácil subestimar a prática disseminada da escravidão e sua brutalidade.

Mas, em todo o antigo Mediterrâneo, existem evidências de uma série de práticas horríveis: marcação, açoitamento, desfiguração corporal, abusos sexuais, tortura durante julgamentos legais, encarceramento, crucificação e muito mais.

Existe uma inscrição latina na antiga cidade de Puteoli (perto de Nápoles, na Itália) que indica qual o pagamento que os escravizadores poderiam oferecer aos encarregados de açoitar ou crucificar pessoas escravizadas.

E os próprios cristãos não se isentaram de participar desta crueldade.

Arqueólogos encontraram, na Itália e até o norte da África, colares que os escravizadores colocavam nos seus escravizados, oferecendo uma recompensa pela sua devolução, em caso de fuga. E alguns desses colares incluíam símbolos cristãos, como o Chi-Rho (☧), que combina as duas primeiras letras do nome de Jesus Cristo em grego.

Um dos colares encontrados chega a mencionar que a pessoa deve ser devolvida para o seu escravizador —no caso, Félix, o arquidiácono.

É difícil aplicar padrões morais contemporâneos às eras mais antigas, que dirá a sociedades de milhares de anos atrás.

Mas, mesmo em um mundo antigo no qual a escravidão sempre esteve presente, fica claro que nem todas as pessoas adotavam a ideologia da elite escravizadora. Existem registros de diversas rebeliões de pessoas escravizadas na Grécia e na Itália. A mais famosa delas envolveu o gladiador fugitivo Spartacus.

Mito n° 3: A escravidão na Antiguidade não era discriminatória

A escravidão no Mediterrâneo antigo não se baseava na etnia, nem na cor da pele, como ocorreu com o comércio de pessoas escravizadas através do Atlântico. Mas isso não significa que os sistemas de escravidão da Antiguidade não fossem discriminatórios.

Grande parte da história da escravidão grega e romana envolve a escravização de pessoas de outros grupos. Os atenienses escravizavam pessoas de fora de Atenas, os espartanos escravizavam pessoas que não eram espartanas e os romanos escravizavam pessoas de fora de Roma.

Detalhe de relevo assírio mostra pessoas escravizadas trabalhando em uma pedreira (acervo do Museu Britânico)
Detalhe de relevo assírio mostra pessoas escravizadas trabalhando em uma pedreira (acervo do Museu Britânico) - Getty Images

Muitas vezes capturadas ou vencidas em guerras, essas pessoas escravizadas eram transferidas à força para outra região ou mantidas na sua terra ancestral e forçadas a fazer trabalhos agrícolas ou domésticos para os conquistadores.

As leis romanas exigiam que a natio—o local de origem— dos escravizados fosse anunciada durante os leilões.

Os escravizadores do Mediterrâneo antigo priorizavam a "compra" de pessoas de diferentes partes do mundo, por conta dos estereótipos sobre suas diversas características.

O acadêmico romano Varrão, que escreveu sobre a gestão da agricultura ("Das Coisas do Campo", Ed. Unicamp, 2012), defendia que um escravizador não deveria ter muitas pessoas escravizadas da mesma nação ou que falassem o mesmo idioma, para evitar que eles pudessem se organizar e criar rebeliões.

A escravidão da Antiguidade ainda categorizava alguns grupos de pessoas como "outros", tratando-os como se fossem totalmente diferentes daqueles que os escravizaram.

O quadro da escravidão conhecido pela maioria dos norte-americanos foi profundamente moldado pela sua época, particularmente pelo capitalismo e pelo racismo moderno. Mas outras formas de escravidão praticadas ao longo da história humana não eram menos "reais" do que aquela.

Compreender essas formas e suas causas pode nos ajudar a enfrentar a escravidão hoje em dia e no futuro, especialmente em uma época em que alguns políticos voltam a defender que a escravidão transatlântica, na verdade, teria beneficiado as pessoas escravizadas.

* Chance Bonar é pesquisador em pós-doutorado do Centro de Ciências Humanas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.