Veja fotos do eclipse solar anular deste sábado

Fenômeno pôde ser observado em várias cidades do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O eclipse deste sábado (14) pôde ser observado com maior ou menor cobertura do disco solar em diferentes partes do mundo.

No Brasil, moradores de cidades no Norte e Nordeste puderam apreciar o espetáculo em sua totalidade, enquanto em municípios como São Paulo o tempo encoberto impediu a observação e gerou memes.

Eclipse observado em João Pessoa (PB) - Josemar Gonçalves/Agência Enquadrar/Folhapress

No eclipse solar, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, encobrindo o disco solar. Isso pode ocorrer de quatro formas: total, anular, parcial e híbrido.

No eclipse total, o tamanho aparente da Lua é equivalente ao do Sol, que fica completamente encoberto.

No anular, como o evento deste sábado, o tamanho aparente é um pouco menor, deixando visível um círculo de luz solar ao redor da sombra da Lua, o "anel de fogo".

Nos Estados Unidos, México e Panamá, foi possível observar o círculo de luz em várias cidades. No Brasil, o anel pôde ser observado perfeitamente em locais como João Pessoa.

O eclipse solar parcial, por sua vez, ocorre quando a Lua cobre apenas parte do disco solar, como ocorreu neste sábado em Brasília e Belo Horizonte.

No estado de São Paulo, foi possível admirar o Sol parcialmente coberto em municípios como Socorro, a 135 km da capital, e em Campinas.

Por fim, no eclipse do tipo híbrido, há a transição entre o anular e o total. Em alguns lugares a Lua cobre completamente o Sol, enquanto em outros é possível observar a borda de luz.

Antes deste sábado, a última vez que os brasileiros puderam apreciar um eclipse solar anular foi há quase 29 anos, em 3 de novembro de 1994.

Eclipse observado no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília - Ueslei Marcelino/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.