Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

As boas coisas da vida

Há um novo cisne-negro no parque Guinle e a praia do Flamengo, incrível, está balneável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trabalhando na imprensa ao longo de quase 60 anos, Rubem Braga sabia que jornais noticiam tudo, "menos uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida". Daí que, em suas crônicas, procurou falar da vida e das coisas boas que há nela, em especial a natureza, recordando a infância em Cachoeiro de Itapemirim, onde tomou banho de rio e andou por matas com árvores e bichos de toda espécie. Em sua cobertura de Ipanema, cultivou plantas e frutas e criou passarinhos.

Braga dava preferência aos pássaros canoros: curió, bicudo, sanhaço, sabiá, tiê-sangue, cambaxirra, gaturamo, canário. Não tinha lá grande simpatia pelo cisne, símbolo de harmonia e serenidade. Mas haveria de se indignar com o duplo assassinato de Romeu e Julieta, casal de cisnes que embelezava o parque Guinle, em Laranjeiras.

Julieta foi morta a facadas em 2019, quando um cão atacou o ninho de Goiabinha, primeiro filhote do casal. A ave tentou defendê-lo, o dono do cão entrou na briga e cortou o pescoço dela. Quatro anos depois foi a vez de Romeu, morto em agosto por um homem que tentava roubar o animal –não se sabe se para negociar ou comer. Os dois estão enterrados perto do lago onde viviam.

Há também a história do serial killer de árvores, a qual deixaria o cronista enfurecido. O homem age na Tijuca, de preferência na rua Afonso Pena, habitat de micos e bem-te-vis. Seis oitis estão praticamente mortos, secos e desfolhados; outros seis foram cortados, pois corriam risco de queda. Todos sofreram envenenamento. A marca do crime é a substância azulada que está no pé das árvores.

São dois casos tristes. Mas, procurando bem, ainda se acha coisa boa escondida no jornal. Lord, um cisne-negro, chegou para substituir Romeu no parque Guinle. E a praia do Flamengo está própria para banho! Diante da surpresa, faço como o velho Braga e lembro que, moleque, tomei muito caixote ali. Era uma delícia.

0
Praia do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro - Yuri Eiras/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.