Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Minha cor não é o Brasil

'Fico feliz toda vez que vejo uma pessoa negra se destacando, mas também fico certo de que há milhares que estranham o que me agrada', diz o professor Hélio Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todas as vezes que ligo a TV, entro num supermercado, vejo uma imagem do plenário do Congresso ou simplesmente resolvo dar uma caminhada pela rua, em Brasília, reafirmo a convicção de que minha cor não é o Brasil. Por quê? Porque o Brasil é um país racista. Simples assim.

Os locais onde são decididos os destinos da nação, onde há comida na mesa, moradia digna, acesso à saúde e educação de qualidade, trabalho decente, dinheiro para aproveitar liquidações e fazer viagens de férias estão muito longe de ser predominantemente negros.

Embora 56% da população brasileira seja preta ou parda, a maioria negra vive uma realidade apartada de oportunidades e indigna —inclusive sem acesso a saneamento básico. Entre os empregados, dados da Pnad Contínua do IBGE (2018) indicaram, por exemplo, que os negros ganhavam 57,5% do que recebiam os brancos.

Que fique claro: isso não guarda relação com dedicação ou merecimento, força de vontade para superar as barreiras —que, acreditem, são muitas. Tem a ver com um projeto político estruturado há séculos para alijar direitos à população negra.

O lado bom é que estamos avançando. Como diz o professor Hélio Santos, presidente do conselho da Oxfam Brasil e do Instituto Brasileiro de Diversidade, "é a lei da ação e da reação, que pode ser aplicada ao campo social. Fico feliz toda vez que vejo uma pessoa negra se destacando, mas também fico certo de que há milhares que estranham o que me agrada."

O ativista Hélio Santos, idealizador do Quilombo nos Parlamentos, iniciativa da Coalizão Negra por Direitos para aumentar representatividade negra na política institucional brasileira
O ativista Hélio Santos, idealizador do Quilombo nos Parlamentos, iniciativa da Coalizão Negra por Direitos para aumentar representatividade negra na política institucional brasileira - Rafael Martins - 16.jun.21/Folhapress

Serve de explicação para o fato de ainda haver quem defenda a "democracia racial" brasileira, mito que só contribui para a perpetuação das mazelas que caracterizam nosso país desde os tempos de colônia e está intrinsecamente relacionado à herança escravocrata.

A luta antirracista deveria ser abraçada por todos, independentemente da etnia, por se tratar de uma causa humanista. Mas, para defendê-la, é preciso ter consciência social, conhecer e entender a história do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.