Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu Todas Consciência Negra

Novembro, mês da paciência negra

Em 2023, a turma que insiste em defender o mito da nossa 'democracia racial' conseguiu se superar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo novembro no Brasil é o mesmo rame-rame sobre dedicar uma data à exaltação das lutas e da resistência do povo negro contra as desigualdades e as diversas formas de opressão decorrentes do racismo. Entre os argumentos contrários, estão os discursos de uma raça única (a humana) e do fomento da desunião entre os brasileiros, e blá-blá-blá...

É assim desde que a Lei 12.519/2011 instituiu o Dia (20) Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre as vicissitudes impostas a pretos e pardos por conta da diferenciação física decorrente da escravização negra.

Ativistas e grupos antirracistas realizam a 19ª Marcha da Consciência Negra do Masp, na avenida Paulista, até o Theatro Municipal, na região central de São Paulo - Rivaldo Gomes - 20.nov.22/Folhapress

Contudo, em 2023 a turma que insiste em defender o mito da nossa "democracia racial" conseguiu se superar ao acrescentar a "ingratidão negra" entre os elementos a serem observados. Já teve gente no RJ bradando publicamente por "reconhecimento e gratidão à princesa Isabel por ter libertado os escravos." Haja paciência!

No artigo "Ser Negro no Brasil Hoje", publicado pela Folha, o geógrafo Milton Santos (1926-2001) observou o quanto o olhar distorcido da realidade social do negro impede o real enfrentamento da questão racial no país: "...a opinião pública foi, por cinco séculos, treinada para desdenhar e mesmo não tolerar manifestações de inconformidade, vistas como um injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundo a doutrina oficial, jamais acolhera nenhuma forma de discriminação ou preconceito."

É dessa maneira que convicções escravocratas mantêm estereótipos que ultrapassam o limite do simbólico no cotidiano. Como disse a filósofa Bárbara Carine Pinheiro em suas redes sociais, os que têm ojeriza e vergonha da escravização negra devem ser gratos a Luísa Mahin, Luiz Gama, Maria Felipa, Zumbi, Dandara dos Palmares, ao Dragão do Mar.

Esses (e muitos outros) sim são personagens fundamentais para a abolição da escravatura no Brasil e para a luta por equidade e justiça, que é constante para quem defende o antirracismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.