Baseada em Vegetais

Editada por Luisa Mafei, culinarista e professora de cozinha, coluna traz receitas e dicas do universo plant-based

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Baseada em Vegetais

Como fazer charutinhos de repolho em versão 100% vegetal

Receita saudável e saborosa substitui a carne pela proteína de soja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eram manhãs frias e úmidas, e, ainda assim, lembro-me de abrir a porta da geladeira da casa da minha avó Helena em busca dos charutinhos de repolho da noite anterior.

Nem pão, nem bolo: era aquele embrulho perfeito, gelado, recheado de arroz e carne, que eu queria comer no café da manhã.

Se é verdade que os "charutos" se popularizaram no Brasil graças à imigração árabe, não podemos nos esquecer de que, no Sul do país, a imigração de imigrantes do leste europeu também contribuiu para tal efeito.

Quando estive na Polônia, há cerca de um ano, vi os Gołąbki —nome dado aos charutos de repolho e que significa "pombinhos"— espalhados por todos os menus dos Mleczny, restaurantes populares remanescentes dos tempos da União Soviética, que oferecem o que há de mais tradicional na culinária local a um preço muito acessível.

Pratos de um Mleczny, restaurantes populares na Polônia remanescentes dos tempos da URSS
Pratos típicos vegetarianos em um Mleczny, restaurantes populares na Polônia remanescentes dos tempos da URSS - Luisa Mafei

Tal como os charutos da minha avó, os Gołąbki são mais robustos do que os charutinhos árabes. Vou deixar a disputa pela origem do charuto entre gregos e árabes. Na Polônia, na Ucrânia e em outros países do Leste Europeu, o prato ganha diversas versões. Sempre com o humilde repolho como invólucro, o recheio tradicionalmente feito de trigo sarraceno e batata —que são também ingredientes abundantes nesses países— apresenta hoje variações com cogumelos e carne.

No Brasil, o trigo sarraceno foi rapidamente substituído pelo arroz, e a carne roubou o protagonismo original dos vegetais. Nesta receita, vamos resgatá-lo, numa versão vegana feita com proteína de soja, que até mesmo a minha avó, sempre rigorosa com a tradição culinária, aprovou.

Charutinhos vegetariano em receita de Luisa Mafei
Charutinhos vegetarianos em receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

Vamos à receita.

CHARUTINHOS DE REPOLHO

Ingredientes

1 cabeça de repolho média (ou de couve-coração)

½ xícara de proteína de soja texturizada

2 xícaras de água quente para hidratar a soja

1 xícara de arroz

½ xícara de molho de tomate

2 colheres de sopa de molho de soja

1 cebola picada em cubinhos

2 colheres de chá de sal

1 colher de chá de orégano

2 colheres de chá de páprica defumada

½ colher de chá de pimenta preta

Azeite e água, o quanto baste

Preparo

  1. Leve o repolho (inteiro) para cozinhar em água abundante, até amolecer. Conforme as folhas exteriores amolecerem, destaque-as com a ajuda de uma pinça de cozinha. Reserve as folhas de repolho cozidas sobre um pano de prato limpo.

  2. Corte os talos do repolho, com cuidado para não rasgar a folha (nem sempre é necessário, apenas quando o talo é muito saliente e impede de enrolar a folha de repolho).

  3. Enquanto o repolho cozinha, hidrate por 15 minutos a proteína de soja em água quente e molho de soja. Escorra, esprema bem e transfira para uma tigela.

  4. Adicione na tigela o arroz, o molho de tomate e os temperos. Regue com azeite e misture bem, apertando com as mãos.

  5. Hora de enrolar os charutinhos! Adicione uma colher do recheio na ponta de uma folha de repolho, a uma distância de 2 dedos da borda. Vire a borda em cima do recheio e leve as extremidades da folha de encontro ao centro, para fechar o "pacotinho". Enrole como se fosse um rocambole e transfira para a panela, que deve estar forrada com folhas de repolho (cozidas, use aquelas que rasgarem, mas forre bem a panela).

  6. Repita o processo e sempre que adicionar um charutinho na panela aperte bem, quanto menos espaço tiver entre os charutos na panela, melhor! Quando a panela estiver cheia, adicione três dedos de água, regue com azeite, tampe a panela e leve para cozinhar em fogo médio por 50 minutos.

  7. Sirva morno ou frio, com limão!

Clientes observam cardápio em um Mleczny, restaurante na Polônia da época da URSS
Clientes observam cardápio em um Mleczny, restaurante na Polônia da época da URSS - Luisa Mafei

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.