Candido Bracher

Administrador de Empresas formado pela FGV. Foi executivo do setor financeiro por 40 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Candido Bracher

Cultura de gado e florestania

É fundamental que atividades ligadas à preservação da floresta sejam valorizadas social e culturalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em minha última coluna, tratando das balsas dos garimpeiros no rio Madeira e da vigorosa reação da Polícia Federal, enalteci a atitude de impor a lei, como essencial para a preservação da floresta e qualificação do país perante os inúmeros agentes nacionais e internacionais como capacitado a proteger seu riquíssimo patrimônio ambiental e apto a receber os recursos advindos de créditos de carbono, serviços florestais e outras modalidades de investimento que o mundo se dispõe a fazer no esforço de contenção do aquecimento global.

Observei adicionalmente que, embora imprescindível, a aplicação da lei por si só não será capaz de garantir a preservação da Amazônia de forma sustentada. Para isto é imperativo que os recursos advindos do ciclo econômico de baixo carbono cheguem à população local, fazendo com que o truísmo que afirma que a floresta é mais valiosa para a humanidade em pé do que derrubada, seja também válido para os habitantes da Amazônia.

Gado pastando em Xapuri, Acre - Lalo de Almeida-25.nov.19/Folhapress

Uma entrevista com o antropólogo americano Jeffrey Hoelle, publicada pela Folha no dia 26 de dezembro sob o título "Criador de boi não é burro nem bandido, diz antropólogo que estudou os caubóis da Amazônia", fez-me considerar a existência de um requisito adicional aos três mencionados acima (aplicação da lei, captação de recursos e seu direcionamento aos agentes locais) que é a questão cultural.

A valorização social dos homens e mulheres destinatários desses recursos dependerá essencialmente dos mecanismos de distribuição que se elaborem. O dinheiro apenas não será capaz de promover um engajamento autêntico e duradouro da população local.

Os mais velhos se lembrarão de um refrão cantado por Luiz Gonzaga na música "Vozes da Seca", em que, após agradecer o auxílio dos sulistas, diz: "mas doutor uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão". A distribuição dos recursos sob a forma assistencialista é válida e necessária em situações emergenciais e transitórias, mas não deve ser a base de uma política permanente de desenvolvimento ecologicamente sustentável.

A leitura do livro de Hoelle "Caubóis da floresta: O crescimento da Pecuária e a Cultura de Gado na Amazônia Brasileira", publicado nos EUA em 2015 e recentemente traduzido, revela uma pesquisa dedicada, apoiada em trabalho de campo de mais de 12 meses que incluiu convivência intensa com seringueiros, colonos, ‘caubóis’ (vaqueiros), fazendeiros, representantes do Estado e de ONGs no Acre.

As conclusões são baseadas em observações diretas e questionários feitos sempre a 120 pessoas, 20 de cada um dos seis grupos acima. Chama a atenção, a ausência de indígenas entre os grupos analisados.

O fato de a pesquisa ser realizada no Acre confere interesse especial às suas conclusões. O estado foi palco de graves conflitos entre seringueiros e fazendeiros, culminando com o assassinato de Chico Mendes em 1988.

Ali em 1990 criou-se a reserva extrativista (Resex) Chico Mendes, com 970 mil hectares, onde moram 25 mil pessoas que praticam o extrativismo principalmente de borracha e castanha. O estado elegeu o governador Jorge Viana (PT) em 1998, que implantou o Governo da Floresta e formulou o conceito de ‘florestania’, que está para floresta, assim como cidadania está para cidade e cujo pressuposto é a preservação das riquezas naturais da floresta como condição para o desenvolvimento humano, econômico e social.

Na mesma época, Marina Silva, nascida e criada em um seringal, foi ministra do meio ambiente e teve reconhecido êxito no combate ao desmatamento. Entre 1998 e 2018 o Estado teve cinco gestões sucessivas do PT, notoriamente favoráveis à preservação.

Não obstantes todos os fatores acima, verifica-se que ao longo dos últimos 20 anos houve uma significativa conversão de colonos em pecuaristas e que mesmo os seringueiros passaram também a possuir cabeças de gado, que já ocupam parte das bordas internas da Resex.

A conclusão do estudo é que a "cultura do gado" tornou-se dominante no estado. Através de questionários e observações, o autor verifica que os seis grupos mencionados acima (seringueiros, colonos, ‘caubóis’, fazendeiros, representantes do Estado e de ONGs) reconhecem —embora não concordem necessariamente— que a percepção dominante na sociedade é a de que estão presentes as cinco crenças que caracterizariam a hegemonia cultural da pecuária: 1-a criação de gado é a melhor forma de uso da terra, tanto socialmente (status), quanto economicamente (lucro); 2- há maior reconhecimento social das pessoas envolvidas com a pecuária, especialmente se comparadas às que praticam extrativismo ou agricultura; 3- valorização de um estilo de vida baseado no gado, com músicas sertanejas e rodeios, por exemplo; 4- grupos ligados à pecuária consomem mais carne, o que é visto como desejável 5- a relação com a natureza através da pecuária é mais valorizada, na medida em que mostra um maior comando da natureza pelo homem.

Os esforços do governo em criar manifestações culturais em torno do conceito de ‘florestania’, de modo a valorizar os aspectos da vida integrada à proteção da floresta, não teriam sido capazes de fazer frente à atração exercida pela ‘cultura de gado’.

Opinião semelhante pode ser encontrada na quarta reportagem da excelente série "Arrabalde" de João Moreira Salles, publicada na revista Piauí: "Não há, hoje, uma cultura de floresta que se sobreponha à cultura do boi, corolário inescapável do processo de colonização. Triunfou a versão de quem nunca prestou atenção à floresta. Perderam os indígenas, os coletores, os ribeirinhos, aqueles que desejam a mata porque não vivem sem ela."

Na página digital da entrevista de Hoelle, há uma série de comentários críticos, chamando-o de trumpista e vendido, entre outras coisas. Aos críticos, sugiro que não atirem no mensageiro e procurem ler o livro, ou informar-se mais. Deixar de reconhecer as dificuldades nunca foi boa receita para sua superação.

O livro nos ajuda a compreender que mesmo com vontade política como no governo Jorge Viana, e iniciativas regulatórias corretas, como foi a criação da Resex, outros fatores relevantes devem ser considerados para que se alcancem os avanços urgentes e necessários na questão ambiental.

Além da ausência dos indígenas, o estudo —possivelmente por ser de 2015— tem a limitação de não considerar a hipótese de haver receitas de créditos de carbono e serviços florestais, que beneficiariam as atividades compatíveis com a preservação da floresta. Estes recursos por si só, podem permitir a essas iniciativas fazer frente aos atrativos econômicos da pecuária.

Restará ainda a tarefa fundamental de fazer com que as atividades ligadas à preservação da floresta sejam valorizadas social e culturalmente.

Minha modesta contribuição aos grupos que têm refletido sobre este tema complexo, seriam três sugestões: 1-aplicação dos recursos da economia de baixo carbono para subsidiar diretamente o preço dos produtos da floresta, de forma que cheguem aos trabalhadores como fruto direto do seu esforço e empreendedorismo; 2-formação de profissionais locais e valorização de carreiras ligadas à preservação e ecoturismo, como guarda-parques e guias; 3-envolvimento de publicitários e artistas em um esforço coordenado de transformação cultural, que confira aos agentes da preservação da floresta reconhecimento social ainda maior que aquele que rodeios e música sertaneja atribuem aos caubóis e pecuaristas. Afinal, posso pensar em poucas atividades tão nobres e necessárias como a de "guardiães da floresta".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.