Celso Rocha de Barros

Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Celso Rocha de Barros

Paulo Guedes, onde você estava no 7 de Setembro enquanto o Jair tentava um golpe?

Você, ou alguém da sua equipe, ajudou a matar centenas de milhares de brasileiros durante a pandemia?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Guedes é blindado por boa parte do establishment brasileiro, inclusive pela mídia. O motivo é simples: 100% dos analistas concordam que, se Guedes for demitido, Bolsonaro o substituirá por um jumento cracudo com uniforme da SS.

A blindagem persiste mesmo com os resultados ruins que Guedes acumula. Desemprego e inflação estão altos e a população briga por carcaças na porta dos açougues. Guedes gosta de se gabar porque o PIB brasileiro caiu menos do que o de outros países em 2020, mas isso não é mérito dele. Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Macroeconomia da Desigualdade da Universidade de São Paulo calcularam quanto teria sido a queda do PIB de 2020 se o auxílio emergencial não tivesse sido o proposto pelo Congresso, mas o proposto inicialmente por Guedes. O resultado com o auxílio-Guedes teria sido de -7,9%, bem pior do que os -4,1 % obtidos com o auxílio-Congresso. Dar ao governo Bolsonaro o crédito pelo auxílio do Congresso é como dizer que foi o Jair quem comprou as vacinas do Dória.

Até aí, já tivemos vários ministros da economia que fracassaram. O que eu quero é perguntar duas outras coisas para o ministro Paulo Guedes.

Guedes, você, ou alguém da sua equipe, ajudou o Jair a matar centenas de milhares de brasileiros durante a pandemia? E: Guedes, onde você estava no dia 7 de setembro enquanto o Jair tentava um golpe de Estado?

Sobre a primeira pergunta: em seu depoimento à CPI da Covid do dia 28, a advogada Bruna Morato, representante dos médicos que denunciaram a Prevent Senior, declarou que a empresa atuava junto ao “gabinete paralelo da saúde”, e que o gabinete paralelo, por sua vez, atuava “totalmente alinhado” ao Ministério da Economia.

O depoimento confirmou o que a CPI já havia apurado: Bolsonaro mentiu para os brasileiros que eles seriam curados com cloroquina se ficassem doentes porque não queria que uma economia fraca prejudicasse suas chances de reeleição e/ou autogolpe.

Em um tuíte do dia 30, o pesquisador Carlos Hotta notou um outro elemento macabro nessa história: o número de brasileiros mortos só deve estabilizar em 600 mil por causa da vacinação. Quando o governo Bolsonaro fez o cálculo “melhor morrer gente do que parar a economia”, não havia expectativa de que uma vacina fosse desenvolvida ainda em 2020. Bolsonaro topou deixar que morressem milhões de brasileiros. A vacina é que fez a contagem parar em 600 mil.

Você também topou, Guedes? Você trabalhava com o gabinete paralelo, com a turma da Prevent Senior? Alguém na sua equipe trabalhava?

Sobre a segunda pergunta: fico feliz de não o ter visto, dia 7 de setembro, no palanque com Jair e ministros de graus variados de asinidade, drogadição e nacional-socialismo, mas, desculpe, onde você estava? Se você sabia que o Jair tentaria o golpe, não era o caso de tê-lo denunciado? Se você não sabia, por que não foi no ato? O que você achou do que o Jair fez?

Guedes, pode responder tranquilo mesmo se você tiver cometido todos esses crimes. A chance de você ser responsabilizado criminalmente é mínima. O governo Bolsonaro é um desastre, mas é um desastre cheio de milicos. A turma tem medo de milico. Daqui a 50 anos você faz que nem o Delfim Netto e dá uma entrevista dizendo que não se arrepende de ter apoiado o protocolo da Prevent Senior.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.