Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

Respondendo às críticas ao liberalismo

Liberalismo é a única filosofia política que nos trata como adultos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um leitor escreveu sugerindo, muito razoavelmente, que eu respondesse às críticas ao liberalismo que são feitas com frequência. Fico contente por receber a mensagem.


Gostaria que entendessem, porém, que quando eu defendo o liberalismo, por exemplo, no comércio exterior, eu estou na verdade respondendo indiretamente à afirmação antiliberal de que impedir uma pessoa de comprar qualquer coisa no exterior é bom para todos os brasileiros, com a alegação de que isso "preserva os empregos no país".

Quando defendo o liberalismo, no discurso ou na opção de gênero, estou na verdade respondendo indiretamente às afirmações contrárias e estatistas de que o Estado, ou a "sociedade" (ou seja, "nós"), não deve dar permissão em tais assuntos.

Liberdade é liberdade, e abrir exceções porque, digamos, alguém não gosta de gays, ou de negros, ou de pessoas com opiniões irritantes, só leva à tirania.

O prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília - Pedro França/Agência Senado

Ou seja, acredito que existem fortes evidências históricas e científicas de que o liberalismo é o melhor para os humanos, para você, para mim. É a única filosofia política que nos trata como adultos, não como crianças; que nos trata como cidadãos, não como escravos. Não existe um meio-termo no qual você e eu possamos nos assentar. Ou você quer ser adulto em uma sociedade de adultos ou não.

Entenda que a minha versão do liberalismo, e a do novo presidente da Argentina, não tem nada a ver com, digamos, o Partido Liberal de Jair Bolsonaro ou com o uso bizarro da palavra nos Estados Unidos, onde durante um século significou "social-democracia, tendendo ao socialismo puro". Naquele vocabulário, Lula é um liberal. Não.

Mas deixe-me tentar responder a uma objeção séria feita ao liberalismo.

Ela foi articulada um dia por um querido primo meu, que disse: "Bem, uma economia moderna, complexa, obviamente precisa de uma regulamentação moderna e complexa". A ideia é que no século 19 a economia era simples —por exemplo, no Brasil e no meu país, havia uma economia escravagista. Hoje é complexa.

Sim, a economia moderna é muito mais complexa do que aquela em que um senhor ordenava ao seu escravo que cortasse cana-de-açúcar. Mas isso não significa que nossos senhores no Estado saibam o que fazer em relação à complexidade. Não significa que a economia possa ser dirigida. Na verdade, é exatamente o contrário. A economia moderna é como a evolução biológica, altamente complexa e altamente imprevisível.

Melhor deixar isso quieto. Liberalismo.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.