Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Djamila Ribeiro
Descrição de chapéu Todas grammy

Tributo para Tracy Chapman

São raras as pessoas que, mesmo falando de revolução, não perdem a ternura jamais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi uma grata surpresa a apresentação da premiada cantora Tracy Chapman na noite de premiação do Grammy Awards. Ao lado do cantor country Luke Combs, que regravou seu clássico "Fast Car", Chapman entregou a mais linda apresentação da noite e emocionou seus fãs, nostálgicos da sua presença.

A artista, que ao longo de seus mais de 30 anos de carreira e oito álbuns foi agraciada com quatro Grammys, leva uma vida reclusa, com raras aparições públicas —a última foi em um talk show em 2020, quando cantou sua música "Talkin’ Bout a Revolution", chamando as pessoas para irem votar.

A canção diz "Você não sabe? Estão falando numa revolução, soa quase como um sussurro". Foi uma das artistas favoritas do revolucionário e primeiro presidente do pós-apartheid na África do Sul, Nelson Mandela, e cantou para ele e para centenas de milhares de pessoas no tributo histórico de 1988.

São inúmeros sucessos autorais ao longo da carreira: "Baby Can I Hold You", "Give me One Reason", "The Promise", entre muitas outras que nos envolvem e magnetizam. Outras interpretações de músicas como "Stand By Me" são consideradas clássicas. Chapman, apesar de todo o sucesso, incluindo seu álbum de estreia, intitulado "Tracy Chapman", de 1988, decidiu por uma vida longe dos holofotes, o que torna sua aparição recente ainda mais celebrada.

A ilustração tem o fundo rosa e a imagem de Tracy Chapman tocando violão e cantando.
Ilustração de Aline Bispo para coluna de Djamila Ribeiro de 16 de fevereiro de 2024 - Aline Bispo/Folhapress

Como admiradora da arte de Chapman, me peguei viajando para a minha adolescência, em que a presença serena dessa artista de voz grave e suave, pele escura e brilhante, embalou meus sonhos e abriu possibilidades de vida. Acho que Chapman nos captura pelo talento e pela ternura. São raras as pessoas que, mesmo falando de revolução, não perdem a ternura jamais.

Eu repostei o vídeo da apresentação em uma rede social e fiquei espantada com a repercussão: já são mais de dois milhões de reproduções. Na maioria dos comentários as pessoas destacam o brilho nos olhos de Chapman, sua doçura e simplicidade. Em tempos de vozes moduladas e de superexposição dos corpos, uma mulher de 59 anos, com seu violão, calça jeans e camisa preta brilhante, seus dreads naturais e grisalhos e voz inconfundível, despertou belos sentimentos e talvez algo que estivesse adormecido em nós.

Algumas pessoas, como eu, rememoram suas adolescências em que o convite de Chapman para a transcendência foi feito. A cantora nos coloca na direção de um carro rápido, que pode nos levar a qualquer lugar junto a ela, sem ter que provar nada a ninguém. Partindo de um lugar social de exclusão de oportunidades, o convite foi uma sublimação para muitas jovens sentirem a magia que a música é capaz de fazer.

Parei de acompanhar os comentários, foram milhares, mas confesso que fiquei feliz por ver que há muitas pessoas desejosas de mais verdade e beleza, de contemplar o encontro, o brilho nos olhos. Ali existia uma aura de magia e encantamento em que a música foi a verdadeira protagonista e fio condutor de uma história de amor que fez um homem da geração de Combs reverenciá-la.

A magnitude do singelo, o que toca, emociona e traz as lembranças de um tempo do qual não devemos esquecer. Como uma pessoa comentou: o simples, quando não simplório, é extraordinário. É mágico poder se deixar levar pela música fechando os olhos e sentindo profundamente cada acorde e letra, que nos fazem viajar pelo tempo e espaço abastecendo nossa alma de alegria.

Nesse tipo de apresentação, o mais importante é sentir, não ver. Bem-aventuradas sejam as artistas como Chapman, que nos permitem isso em tempos de pirotecnia e danças coreografadas; que tocam os corações com delicadeza, acariciam nossas faces com doçura e nos elevam a alma. Não seriam esses alguns dos sentidos da música? Despertar em nós o belo?

Tracy Chapman no 66° Grammy, em Los Angeles - Mike Blake/Reuters

O sucesso dessa apresentação é a concretização desse sentido e levou a música "Fast Car" ao topo das paradas depois de mais de 30 anos, além de milhões de reproduções em diversas plataformas, nutrindo de sonhos fãs de longa data e também alcançando um novo público, que vem se apaixonando por essa brilhante artista.

Prova irrefutável de que a boa música resiste ao tempo, pois mesmo quando estamos no desalento em meio a tanta poluição sonora, ela sempre vem nos lembrar que, apesar de tudo, há beleza no mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.