Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Gracyanne para de malhar e Marie Kondo de organizar. É o fracasso dos influencers?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maior guru da organização, Marie Kondo, levou pessoas do mundo todo a jogarem fora grande parte dos objetos pessoais para manter a casa arrumada. Seu "Método Konmari" ensina a manter apenas as coisas que "trazem alegria" e deixá-las extremamente organizadas em caixas e prateleiras.

Nessa semana, Kondo surpreendeu ao confessar que desistiu de manter a casa arrumada. O motivo, muitos pais já devem supor, é o nascimento do terceiro filho. Ela alega querer dedicar mais tempo às crianças. Traduzindo: ela não consegue mais organizar camisetas por ordem de cor, porque gasta todo seu tempo recolhendo brinquedos pelo no chão e evitando que as crianças não se matem com brinquedos montessorianos de madeira.

A "confissão" da guru da organização causou indignação nas redes sociais. Muitas pessoas se revoltaram por terem seguido seus conselhos e jogado quase todas as coisas fora.

Na ilustração de Galvão Bertazzi, temos um homem com barba e cabelos perfeitos. Ele está usando um terno alinhado porém todo rasgado e cheio de remendos. Ele está sentado de pernas cruzadas sobre um tapete e ergue uma placa onde se lê a mensagem: DESISTA. Do seu bolso voa um mosquitinho, mostrando que ele está com os bolsos vazios. Na sua frente, há um chapeuzinho com algumas notas e moedas recebidas como esmola ou contribuição. Em sua volta, um público desolado observa o coach.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 1°.fev.23 - Galvão Bertazzi

Na mesma semana, a celebridade fitness Gracyanne Barbosa, conhecida por seu corpo extremamente musculoso, revelou que não se sente mais motivada a ir à academia. Pelas redes sociais, ela contou que, às vezes, pensa que não está mais atingindo o "resultado que deseja".

Também circulou a informação de que "coaches financeiros", os influenciadores que ensinam a enriquecer, estariam "reestruturando o time para se adequar ao novo modelo de negócio". Na tradução livre, significa "estamos demitindo geral porque acabou a grana".

As revelações de Kondo, Gracyanne e "primos ricos" levaram muitos a questionar: se até os influenciadores, que deveriam nos influenciar a correr atrás dos sonhos, estão desistindo, o que será de nós, comedores de lasanhas bagunceiros que não nos esforçamos o suficiente?

Como influencers estão cada dia influenciando menos, alguns gurus motivacionais estão seguindo um caminho oposto e desmotivando seus seguidores. Agora o segredo é fazer o que dá, também chamado de "Método K-guei". Trata-se de uma filosofia milenar de olhar para um objeto ou situação e repetir o mantra "K-guei".

Não está conseguindo guardar cem reais por mês para investir? Repita: "K-guei". Seu sofá virou um receptáculo de arroz e pipoca? "K-guei". Sua barriga está do mesmo tamanho do seu traseiro? "K-guei". Não come um prato de salada há cinco dias? "K-guei". É paz de espírito garantida ou seu dinheiro de volta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.