Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Carta aberta de uma 'quarentona' às alunas de Bauru

Mulheres de 40 anos não saem publicando asneiras na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caras alunas estudantes de biomedicina de Bauru,

É provável que vocês não me conheçam. Não posso dizer o mesmo, já que tive o desprazer de vê-las após a repercussão dos stories que publicaram no Instagram.

No post vocês reclamam de uma colega de faculdade pelo fato de ela ter 40 anos. Perguntam "como se desmatricula" a colega porque, com essa idade, ela deveria estar aposentada, já que "não sabe usar o Google".

Como um exemplar desse ser que vocês tanto temem, a mulher com mais de 40 anos, fiquei mais intrigada do que indignada. Não sei se "pensar" seja uma atividade que vocês pratiquem, mas fiquei pensativa.

Me intrigou o fato de vocês acharem que não saber usar o Google seria impedimento para fazer faculdade. Vocês não sabem usar o Instagram e conseguiram se matricular.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos uma mulher na casa dos 40 anos, segurando um caderno de estudos. Ela está de pé tomando sol, enquanto faz sombra sobre 3 jovenzinhas pequenas e birrentas fazendo chacota e postando videozinhos tolos na internet. Elas na verdade desaparecem sob a sombra da mulher que suspira fundo com cara de entediada.
Ilustração de Galvão Bertazzi para a coluna da Flavia Boggio de 15.mar.2023 - Galvão Bertazzi

Vocês poderiam ter feito uma dança no TikTok, assistido a memes de gato, fumado caneta, mas preferiram gravar um vídeo zombando da colega de 40 anos. O que as incomoda tanto? Seria o fato de verem nela um destino inevitável? Porque a outra alternativa é um pouco mais assustadora. Quem já chegou perto falou que não é legal.

Quando entrei na faculdade, no "esplendor" dos meus 18 anos, era uma versão ambulante do ditado "por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Tinha a pele de porcelana, mas, internamente, era só cerveja, desequilíbrio emocional e a dúvida "será que o Beto do 4º ano gosta mesmo de mim ou só me liga às terças porque transa com outra?" (também não tinha talento para entender que era a segunda alternativa).

Foi justamente após me tornar "quarentona", essa categoria que tanto me orgulha, que realizei as conquistas mais importantes da minha vida. Desbravei novas áreas profissionais e dei os passos mais significativos da carreira. Corri duas maratonas. Engravidei e dei à luz dois meninos gêmeos.

Hoje tento passar a eles valores que talvez seus pais não tenham ensinado, como respeitar as pessoas e suas escolhas. Apoiá-las na busca de seus sonhos. Não repetirem os inúmeros erros que vi sendo cometidos por aí.

Está aí mais uma vantagem de ter mais de 40 anos. Saber que qualquer coisa postada em redes sociais pode se tornar pública. Por isso, mulheres de 40 anos, além de não pensarem só em asneira, não saem por aí as publicando na internet.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.