Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Há chance de golpe no 7 de Setembro?

Tudo o que não é proibido pelas leis da física pode acontecer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tudo o que não é proibido pelas leis da física pode acontecer, o que inclui a possibilidade de a estátua do Borba Gato sair andando pela avenida Santo Amaro e de Jair Bolsonaro ser coroado rei no próximo dia 8.

Tais eventos, porém, têm uma probabilidade tão diminuta de ocorrer que podemos considerá-los na prática impossíveis. A chance de Jair Bolsonaro tentar dar um golpe não é, infelizmente, tão remota. Pelo contrário, é bastante real. A boa notícia é que a probabilidade de ter êxito numa empreitada dessa natureza é pequena e diminui a cada dia.

O governo do capitão reformado é fraco e vai se desmilinguindo aos olhos de todos. Bolsonaro e sua malta, embora ainda contem com a proteção da PGR e de deputados do centrão, encontraram uma linha de resistência no STF e no Senado. O presidente tem o apoio de fatia considerável da população, que deverá dar as caras no 7 de Setembro. De modo ainda mais preocupante, conta com o suporte de milicianos, de PMs e do baixo oficialato de várias forças militares. Mas vai perdendo aliados e fiadores estratégicos. A parte menos ideológica do empresariado se cansou da incompetência e começa a desembarcar. Até os banqueiros, que trazem em seu DNA os genes do governismo, soltaram uma rara nota em que deixam claro que não apoiarão nenhuma esquisitice extrainstitucional.

Por um bom tempo eu temi que a combinação do arrefecimento da epidemia com a recuperação da economia tornaria Bolsonaro um candidato competitivo em 2022. O risco ainda existe, mas um ciclo de crescimento econômico capaz de favorecê-lo parece cada vez mais longe. Ao contrário, a perspectiva é de desemprego e inflação elevados, além do perigo de apagões elétricos.

Paradoxalmente, é um cenário que aumenta a chance de o presidente se aventurar num ato desesperado e diminui a de que tenha sucesso em fazê-lo. O resultado desse duplo movimento tende a ser confusão limitada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.