Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Lula faz política, Bolsonaro só reage

Lula olha também para a governabilidade a partir de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se há algo que Luiz Inácio Lula da Silva sabe fazer, é política. E ele vem jogando bem. Está de olho não só na vitória eleitoral em outubro (pré-requisito para qualquer outra coisa) mas também na governabilidade a partir de 2023. Por isso, vem trabalhando para ampliar tanto quanto possível seu arco de alianças. Mira não só a esquerda, que já ganharia por gravitação, mas também o centro e a direita republicanos.

É nessa conjuntura que convidou o ex-tucano Geraldo Alckmin para ser seu vice, mantém conversações com Gilberto Kassab e vai distribuindo agrados a evangélicos. Para os que, como eu, ainda acreditam que a laicidade do Estado é um valor, dói ver o PT emprestando apoio ao projeto de lei que quer proibir o uso da palavra "bíblia" "fora de contexto". A arte da política, porém, consiste justamente em trocar posições em questões consideradas menos urgentes por apoio para os objetivos tidos como estratégicos.

Lula sabe que, se vencer, enfrentará uma situação fiscal bem mais difícil do que a que encontrou em 2003. Pior, assumirá uma Presidência com menos poderes do que a que apanhou 20 anos atrás. Sabe também que precisará do centrão. No sistema brasileiro, um partido que vá muito bem na eleição proporcional consegue obter pouco mais de 15% das cadeiras na Câmara. Isso significa que não há como não fazer alianças, permanentes e circunstanciais. Mas há graus e graus de dependência. Uma coisa é precisar do centrão para votações difíceis, como emendas constitucionais, outra é tornar-se refém do grupo até para respirar, como é o caso de Jair Bolsonaro.

Não sei se Lula terá sucesso em seus planos, que dependem do comportamento de outros agentes políticos e do eleitor. Mas dá para ver que há uma estratégia pensada. Enquanto isso, Bolsonaro vai apenas reagindo a acontecimentos e a dificuldades que ele próprio criou. Também inventa factoides, como a censura à Netflix.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.