Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Mordomias naturais

No Brasil, naturalizamos as benesses concedidas a políticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa parte dos brasileiros se surpreende ao descobrir que o presidente dos Estados Unidos paga pelas refeições (excluídos banquetes oficiais) que ele e sua família consomem na Casa Branca. Outros itens cobrados do presidente incluem pasta de dente e papel higiênico. O simples fato de acharmos isso estranho já indica como brasileiros naturalizamos as mordomias.

E olhem que os EUA concedem várias regalias pecuniárias e de segurança a seus ex-presidentes. Se quisermos um modelo mais igualitário, ao menos no que diz respeito à diferenciação entre cidadãos e políticos, devemos olhar para nações da Europa do norte como Suécia, Dinamarca e Noruega. Ali, não é impossível ver um premiê pedalando ou tomando um ônibus para ir ao serviço. Também dá para cruzar com chefes de governo num supermercado, empurrando seus próprios carrinhos de compras. Tampouco esses países são exemplos perfeitos de igualitarismo, já que são monarquias constitucionais, que inscrevem na própria Carta uma desigualdade fundamental, que é aquela entre a família real e os comuns.

A chanceler alemã, Angela Merkel, faz compras em mercado em Berlim, na sexta-feira (20)
A ex-chanceler alemã Angela Merkel faz compras em supermercado em Berlim - Reprodução Bild

Faço essas observações acerca dos gastos de Jair Bolsonaro com o cartão corporativo da Presidência. Em primeiro lugar, devemos agradecer a FHC por ter criado esse cartão, que nos permite verificar quanto foi gasto e onde, dando transparência às despesas e permitindo cobrar ressarcimentos, caso estejam em desacordo com a generosa lei brasileira.

Em segundo, é importante frisar que, embora o volume de gastos seja ínfimo diante do total do Orçamento público, ele tem peso simbólico. Eu ao menos não consigo encontrar nenhum motivo racional para justificar que o presidente, só por ser presidente, não precise pagar pelas coisas que todos os outros cidadãos penam para comprar. Se é para levar a sério o ideal republicano de igualdade diante da lei, deveríamos rever boa parte dos penduricalhos acrescidos aos salários de autoridades.

Não vai acontecer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.