João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu mudança climática

Ativismo ambiental se perde em vandalismo do que temos de melhor

Se a sobrevivência passa por grupos fanáticos que atacam obras de arte com sopa de tomate, que se dane a sobrevivência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já passava das 11 horas da manhã quando duas ativistas da Just Stop Oil entraram na National Gallery, de Londres. Segundo os jornais, caminharam até a sala 43 e, em protesto, jogaram sopa de tomate no quadro "Os Girassóis", de Vincent Van Gogh.

Depois, como é da praxe, colaram as mãos à parede.

Calma, leitor esteta: a pintura está protegida por um vidro. Calma, leitor humanista: as duas ativistas foram descoladas da parede com todos os cuidados.

Minha pergunta é outra: será que esse tipo de ação é a melhor forma de despertar o mundo para a emergência climática?

Ativistas da Just Stop Oil colam suas mãos na parede após jogar sopa na obra "Os Girassóis" de Van Gogh na National Gallery de Londres - GDN/Reuters

Anos atrás, o filósofo francês Pascal Bruckner já tinha alertado para os efeitos contraproducentes de algum ativismo ambientalista.

Por um lado, os ativistas tendem a apresentar a humanidade com as cores infernais da corrupção moral mais extrema. Por outro, esperam que essa mesma humanidade seja também capaz de salvar o planeta.

O paradoxo, tão óbvio que até dói, é saber como uma humanidade corrupta pode se transformar, subitamente, num coro de anjos celestiais. Por medo do apocalipse?

Lamento, mas esse é o segundo engano: quanto mais inalcançável for a missão, mais depressa a maioria desiste dela. A preguiça é diretamente proporcional à urgência –quando a segunda sobe, a primeira sobe também. Só um desconhecimento total da natureza humana poderia pensar o contrário.

Os ativistas que vandalizam obras de arte pelos museus do Ocidente cometem os mesmos erros. Mas acrescentam um terceiro: por mais importante que seja preservar a Mãe Terra, é igualmente importante perguntar para quem se preserva. Para estes fanáticos?

Não falo pelos outros; falo por mim. Sempre que assisto ao vandalismo gratuito do melhor que somos –e a arte é o melhor que somos–, duvido que valha a pena o esforço de nos salvarmos.

Alguns dirão: que interessam as coisas do espírito quando está em causa a nossa sobrevivência coletiva?

É uma falsa equivalência: é perfeitamente possível conciliar as coisas do espírito, preservando-as, com o planeta em que vivemos, preservando-o também.

Se, pelo contrário, a sobrevivência implicar o mesmo tipo de comportamento que o Talibã dedicava às obras de arte no Afeganistão, que se dane a sobrevivência. Eu não quero viver no mundo do Talibã.

No momento da detenção, uma das ativistas ainda disse: "A crise do custo de vida é parte do custo da crise do petróleo. O combustível é inacessível a milhões de famílias frias e esfomeadas. Nem sequer se podem dar ao luxo de aquecer uma lata de sopa".

Estou confuso: afinal, o problema é a queima de combustíveis fósseis ou o preço exorbitante dos mesmos?

Alguém deveria informar essas crianças que não é possível ter o bolo e comê-lo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.