Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu Todas desigualdade de gênero

Não me chame de musa

Reduzir a mulher a um punhado de clichês é o caminho mais rápido e prático para desumanizá-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma escritora é convidada a compartilhar sua visão sobre o Dia Internacional da Mulher. Ao evocar tudo o que remete ao oito de março, é surpreendida por uma profusão de clichês, que a perseguem como um enxame de abelhas —talvez atraídas pelo excesso de flores associadas à data.

Data esta de origem operária, legado da luta de trabalhadoras na Revolução Industrial, e ironicamente absorvida pela publicidade nos dias de hoje.

Qualquer pesquisa superficial sobre o 8M levará a greves, gatilhos, gafes e generalizações. O adjetivo "guerreira", um estorvo fantasiado de elogio, é oferecido como prêmio de consolação à mulher que não teve escolha a não ser provar o seu valor a uma sociedade que a desvaloriza.

Ilustração de mulher deitada com a perna esquerda esticada
Nossa sociedade considera um ideal de feminilidade não foi idealizado por mulheres - Catarina Pignato

O pior inimigo de uma mulher é o clichê. Um antagonista subestimado em comparação a outras formas de opressão mais explícitas e brutais. No entanto, reduzir a mulher a um punhado de clichês é o caminho mais rápido e prático para desumanizá-la. É nesse jogo sutil e constante que se constrói um lugar-comum sobre o gênero feminino —um lugar que nada mais é do que um cativeiro.

O que nossa sociedade considera um ideal de feminilidade não foi idealizado por mulheres. O clichê da mulher cuja principal função é ser mãe e esposa, que limitou as mulheres durante séculos à vida doméstica, ainda está presente em supostas homenagens, justo na data que simboliza a luta pela igualdade de gêneros.

Voltemos à escritora que fez uma busca na internet por "dia da mulher" e encontra a seguinte pérola: "Consegue ser mãe, esposa, filha, amiga, madrinha e sobrinha". É sintomático que a mulher seja sempre atrelada a cuidar e ser cuidada. Ela jamais é enaltecida por priorizar a si mesma —afinal, isso seria uma afronta a todas as expectativas que a cercam.

Em outro trecho: "Parabéns a todas as mulheres que conquistaram seu espaço sem perder a essência feminina". O que seria essa essência feminina? A delicadeza, a beleza, a ternura? Quem se beneficia de tais qualidades? Só interessa ao patriarcado esta mulher ideal que, no mês de março, é laureada com descontos em procedimentos estéticos para que siga se submetendo à aprovação masculina.

Já a história de uma escritora que não se sente contemplada por sequer uma linha de tantas poesias pueris, é a minha história, mas também a nossa. É a História das mulheres, reféns de elogios passivo-agressivos ao longo de séculos. Mulheres que já não se contentam com o papel de musa, dispostas a descer deste pedestal-cadafalso para simplesmente serem o que são. Fazer essa desfeita, para uma mulher, é uma honra.

Não precisamos de mais musas inspiradoras, e sim de mulheres que escrevem sua própria história.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.