Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Entenda a sororidade da talarica, que é a verdadeira mártir do feminismo atual

Mulheres dividem com as amigas até a sua lâmina de depilar, mas, quando o assunto é macho, a coisa muda de figura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das figuras mais mal interpretadas pelo feminismo é a talarica. Talarica é a mulher que pratica conjunção carnal com o boy de uma amiga dela.

As redes sociais estão repletas de indiretas, piadas e ameaças sobre tesourar os cabelos de uma talarica. Segundo o folclore popular, a pena para tal atrocidade seria cortar, à força, as madeixas da infratora.

Desenho de uma mão segurando tesoura em p&B cortando uma mecha de cabelo. fundo amarelo.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 17 de outubro de 2023 - Silvis

É curioso que a perseguição parta muitas vezes de mulheres que se autodenominam feministas. Ainda que tenham se comprometido a combater a hipervalorização do masculino e a rivalidade feminina, elas agem como se o bem mais valioso de uma mulher fosse o seu interesse romântico.

Elas dividem com as amigas até a sua lâmina de depilar, mas, quando o assunto é macho, a coisa muda de figura.

Outro termo associado à talarica é "fura-olho". Mas ela não cega outra mulher, e sim abre seus olhos para a sordidez de um parceiro capaz de traí-la com uma amiga dela.

Infelizmente, a corda sempre estoura do lado mais fraco, e a talarica é a mais criticada dentre os envolvidos, apesar de ter libertado sua mana de uma relação heteronormativa com um grande babaca.

A talarica não hesita, mesmo sabendo que corre o risco de perder a amiga, a carteirinha de feminista, talvez até os cabelos. Assim como os monges raspam a cabeça para expressar sua renúncia à vaidade pessoal, a talarica também está disposta a sacrificar sua imagem e se tornar uma pária, tudo por um bem maior.

Em certos casos, a talarica chega a engatar um relacionamento com o ex-namorado da amiga. Sabe que sua amiga é trouxa o suficiente para perdoá-lo. Por isso, precisa ir até o fim e terminar o que começou.

Ela assume um compromisso com um homem que comprovadamente não é confiável, protegendo, assim, sua amiga dela mesma. Ninguém ameaçaria cortar os cabelos de uma catadora de lixo, mas a talarica não tem a mesma sorte.

Algumas leitoras devem estar pensando que existem outros jeitos melhores de ajudar suas amigas, como conversar com elas, por exemplo.

Mas a talarica prefere a prática à teoria, sabe que o campo da ação é o mais efetivo. É uma mártir que se entrega de corpo e alma à causa, quebra tabus e incita debates profícuos dentro do movimento feminista. Ela não deveria ser estigmatizada, e sim enaltecida por sua coragem e seu dedo podre em relação aos homens.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.