Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Economia prateada merece mais do que robôs e manuais ruins

Pessoas com 60 anos ou mais têm dificuldades com novas tecnologias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abreviar o tempo despendido para solucionar problemas simples por meio de mensagens instantâneas do WhatsApp é muito prático. Mas quando se trata de um equipamento que não funciona, como ocorreu com uma impressora que comprei, é irritante passar por robôs, que transmitem orientações para testes, e depois por atendentes que sugerem várias possibilidades. Esse descaso é pior frente à economia prateada (referência aos cabelos brancos das pessoas com mais de 50 anos), que movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil, segundo a consultoria Data8.

Esse atendimento, a propósito, deveria começar na própria loja, durante a compra. Excetuando-se os profissionais de TI (tecnologia da informação) e alguns jovens que têm muita familiaridade com equipamentos e dispositivos eletrônicos, não é fácil para os consumidores escolherem um computador, um notebook, uma impressora, um nobreak, um smartphone e itens semelhantes. Nós, clientes sêniores, ao comprar, precisamos de ajuda que vão muito além das características técnicas, preço, frete e condições de pagamento.

Kasuko Saito, 85 anos, durante curso de utilização de computadores para a terceira idade, no Parque Villa Lobos - Gustavo Lacerda/Folhapress


É cada vez mais comum que essas compras sejam feitas em lojas virtuais. Especialmente nesses casos deve haver orientação para o consumidor –simples e objetiva, sem jargão tecnológico. Além do produto e de suas características, enfatizo, é necessário explicar, por exemplo, para qual uso aquele equipamento é mais indicado.

Por mais que as compras sejam virtuais, o consumidor deve contar com uma loja presencial para solucionar problemas mais complexos, como o de um equipamento que não funciona bem. Não se pode resolver tudo por meio de um robô ou de um atendente remoto.

Devido à mudança do perfil etário da população, com muito mais pessoas com idade a partir de 50 ou 60 anos, os manuais também terão de mudar. Para começar, ser feitos com letras e números bem maiores, para facilitar a leitura. Traduções malfeitas de catálogos internacionais, em português de péssima qualidade, não deveriam ser aceitas como manuais.

As explicações sobre instalação, conexões e como iniciar a usar o equipamento, teriam de melhorar muito. Pelo menos, a fim de que consumidor pudesse recorrer a atendimento telefônico para auxílio na instalação ou se houvesse algum problema. Chega de robôs espertinhos e limitadíssimos!

Muitas vezes, para solucionar dificuldades com computadores e periféricos (teclado, mouse, scanner, monitor, projetor, impressora etc.), somos obrigados a recorrer a vídeos no YouTube. São muito melhores do que os tais manuais e instruções de má qualidade que recebemos dos fabricantes de equipamentos tecnológicos.

Canal no Youtube ensina como conectar o computador ao Wifi
Canal no Youtube ensina como conectar o computador ao Wifi - Reprodução

Por que não fazer vídeos assim, com linguagem e dicas compreensíveis, e colocar nos sites das lojas e dos fabricantes, divididos por linhas de produto? Transferir para o consumidor a responsabilidade de montar e de fazer funcionar equipamentos sofisticados não é correto. As empresas não entenderam, ainda, que estamos vivendo muito mais, e que gostaríamos de, neste tempo adicional, ter mais qualidade de vida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.