Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

Governo deve receber R$ 21 bilhões em bônus de leilões de óleo até fim de 2018

Empresas do setor são obrigadas a investir pelo menos R$ 30 bilhões até 2026

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vencedores de leilões da ANP (Agência Nacional de Petróleo) pagarão ao menos R$ 21 bilhões em bônus à União em 2018, segundo a consultoria EY.

A previsão é que, de 2019 a 2026, o setor invista US$ 7,5 bilhões (R$ 30,6 bilhões no câmbio atual) em pesquisa, desenvolvimento e inovação —as empresas são obrigadas a destinar parte de sua receita a esse tipo de aporte.

Plataforma de petróleo na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro
Investimento total do setor de óleo e gás nos próximos oito anos poderá variar de R$ 430 bilhões a R$ 916 bilhões, segundo consultoria - Ricardo Borges/Folhapress

O investimento total nos próximos anos dependerá da estratégia adotada pelo país, afirma Antonio Guimarães, secretário-executivo do IBP (instituto do petróleo e gás), que contratou o estudo para o Rio Oil & Gas (evento do setor).

O intervalo projetado vai de US$ 107,5 bilhões (R$ 438,3 bilhões) a US$ 224,7 bilhões (R$ 916,1 bilhões).
“São cenários distintos de como o Brasil desenvolverá seus ativos existentes”, afirma Guimarães.

“O petróleo não será a energia predominante no mundo daqui a 20 ou 30 anos, e temos reservas para 100 anos. É preciso tomar uma decisão sobre qual velocidade de desenvolvimento será adotada.”

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.