Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF pode investigar procurador da Lava Jato que criticou o tribunal

Ministros da corte acreditam que Carlos Fernando dos Santos Lima passou dos limites

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima no seminário sobre Ética, Mídia e Transparência no auditório do Insper em São Paulo
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima no seminário sobre Ética, Mídia e Transparência no auditório do Insper em São Paulo - Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode abrir, de ofício, uma investigação contra o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, uma das estrelas da Lava Jato em Curitiba.

FORA DA LEI 

Ministros da corte acreditam que ele passou dos limites com as reiteradas críticas que faz ao tribunal --elas se enquadrariam nos crimes de injúria e difamação, punidos com detenção e multa.

SENTADOS

Os magistrados esperam que providências sejam tomadas pela própria PGR (Procuradoria-Geral da República) ou pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Caso isso não ocorra, a corte abriria inquérito. Procurado, Santos Lima não se manifestou.

BOM NOME 

A última crítica foi feita depois que o STF retirou trechos da delação da Odebrecht sobre Lula das mãos do juiz Sergio Moro. “O que acontece hoje é o esperneio da velha ordem. A pergunta que devemos fazer é qual o motivo pelo qual precisam sacrificar o bom nome do tribunal”, disse o procurador.

CARGA

Ele também postou: “Fica claro que há um conflito entre uma nova Justiça e o velho sistema de impunidade dos poderosos”. Para um magistrado, ele está acusando ministros de prevaricação.

EU POSSO 

Apesar da oposição da PGR, o tribunal já abriu inquéritos para investigar o uso de algemas em Sergio Cabral e o vazamento de informações de delações premiadas.

MEMÓRIA

E o promotor de São Paulo Ricardo Montemor, que xingou ministros do STF de “canalhas”, “fdp” e “bandidagem togada” e está sendo investigado, apagou seu perfil do Facebook.

GRAÇA 

A página era repleta de piadas contra a corte e também contra o PT. “O mais legal de tudo é saber que o Lula não vai conseguir a remição da pena pelo estudo ou pelo trabalho...”, dizia uma delas.

POUPANÇA

O sistema financeiro deve ser, como previsto, impactado pela colaboração de Antonio Palocci assinada com a Polícia Federal na terça (24). Já a área de comunicação, que ele ameaçou delatar, ficou de fora.


TUDO NORMAL

A comédia “Muito Louca”, que tem direção de Hudson Glauber e traz as atrizes Fafy Siqueira e Suely Franco no elenco, estreou na quarta, no Teatro Raul Cortez. Os atores Juca de Oliveira e Genézio de Barros e os músicos Edgard Poças e Roberta Miranda compareceram. O ex-secretário municipal Gabriel Chalita é o autor da peça.


SALDO

O Banco do Brasil sentou à mesa para conversar com a Odebrecht. A instituição era o principal gargalo para os empréstimos que a empresa negocia no mercado para conseguir quitar suas dívidas. O grupo deixou de pagar um bônus de R$ 500 milhões da Odebrecht Engenharia e Construção, que venceu nesta quinta (26). 

VERMELHO 

O pagamento deverá ser feito em 30 dias, para evitar a declaração de inadimplência. Bradesco e Itaú já aceitaram conceder um novo financiamento, mas querem um diferencial quanto às garantias. Hoje, o Banco do Brasil tem preferência e ainda resiste a abrir mão desse direito. 

VELINHAS 

Alceu Valença, Leci Brandão e Liniker são algumas das atrações que se apresentarão na Casa Natura Musical em maio, mês que celebra o primeiro aniversário do espaço para shows em Pinheiros. Os artistas montarão repertórios pensados para a ocasião. 

LETRA VIVA

O produtor cultural Alê Youssef lançará seu primeiro livro, “Novo Poder: Democracia e Tecnologia”, com um debate com Marcelo Rubens Paiva e uma roda de samba no centro cultural dos Acadêmicos do Baixo Augusta, em maio. A obra é baseada em sua dissertação de mestrado em filosofia política.

ESTANTE

A editora Planeta comprou nesta semana os direitos de dois livros que ocupam o primeiro lugar em categorias das últimas listas de mais vendidos do jornal The New York Times. As obras são “Fascism - A Warning” (“Fascismo - Um Alerta”, em tradução livre), não ficção de Madeleine Albright, e “Circe”, romance de Madeline Miller.

NAÇÕES AMIGAS

Gilberto Gil e a cantora portuguesa Carminho se apresentarão juntos na Sala São Paulo, no dia 5 de maio, em um evento que comemorará o Dia Internacional da Língua Portuguesa. O espetáculo, organizado pelo consulado e pela embaixada do país europeu e a empresa EDP, faz parte da iniciativa Experimenta Portugal.


MEMÓRIA VIVA

Os diretores executivos da Unibes Cultural, Bruno Assami, e do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, participaram do evento Antonio Benetazzo - A Arte como Resistência, na terça (24). O artista Alípio Freire, a diretora do Instituto Francês Perrine Warmé-Janville e o adido cultural da França no Brasil, Louis Logodin, também estiveram presentes. 


CURTO-CIRCUITO

A cantora Kátya Teixeira vai lançar no domingo (29) o single “Pega-Pega”, no Instituto Juca de Cultura. Às 17h30. 

O ex-ministro Carlos Velloso é o convidado do almoço do Iasp desta sexta (27). Às 12h15, no Hotel Intercontinental.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.