Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresas de imigração dizem temer paralisação do registro de estrangeiros no país

Polícia Federal diz que não há previsão quanto à interrupção

Sede da Polícia Federal em Brasília
Sede da Polícia Federal em Brasília - Renato Costa/Folhapress

Empresas que prestam serviços de imigração para profissionais estrangeiros e outros interessados em se mudar ao Brasil dizem que ter entrado em alerta após receber sinais da Polícia Federal de que o sistema de registro dos imigrantes pode sair do ar a partir da próxima segunda (25) até o mês de agosto.

A paralisação se deveria a uma reformulação do sistema para adaptá-lo à nova Lei da Migração, que entrou em vigor em novembro do ano passado.

O registro é exigido de todos os estrangeiros que desejarem permanecer no país por mais de 90 dias.

Segundo Diana Quintas, sócia da Fragomen Brasil, que atua na área, o congelamento do sistema causaria um grande impacto trabalhista, já que profissionais estrangeiros são obrigados a se registrar antes de entrarem na folha de pagamento do empregador no país.

Ela afirma ainda que, com exceção de aberturas causadas por cancelamentos, já não há datas disponíveis para agendamento desde 11 de junho.

Por meio de sua assessoria, a Polícia Federal afirmou que "o Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros (Sincre) está em fase de modernização e aprimoramento, não havendo qualquer previsão quanto à interrupção de registros ou de agendamento".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.