Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Queda de balão pode ser causa de incêndio em museu, diz ministro

Outra possibilidade seria o fogo ter começado com curto-circuito em laboratório audiovisual

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirma que novas suspeitas surgiram nesta manha que podem explicar as causas do incêndio no Museu Nacional do Rio, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio.

Uma delas é a queda de um balão no teto do edifício. Ele afirma que recebeu o relato de um diretor do museu.

Os vigilantes do museu teriam revelado que o fogo começou de cima para baixo, o que levantou a suspeita sobre o balão.

Uma outra possibilidade seria o incêndio ter começado com um curto-circuito em um laboratório audiovisual da instituição.

O ministro insiste na necessidade de uma apuração rigorosa sobre as causas do incêndio. "É preciso apurar se há de fato uma conexão entre o incêndio e a fragilidade e a deficiência do museu", afirma.

Os bombeiros controlaram por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (3) o incêndio de grande proporção. As equipes permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo para debelar pequenos focos de fogo.

Mais antigo do país, o Museu Nacional é subordinado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e vem passando por dificuldades geradas pelo corte no orçamento para a sua manutenção.

A instituição está instalada em um palacete imperial e completou 200 anos em junho —foi fundada por dom João 6º em 1818. Seu acervo, com mais de 20 milhões de itens, tem perfil acadêmico e científico, com coleções focadas em paleontologia, antropologia e etnologia biológica. Menos de 1%, porém, estava exposto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.