Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Sem quarentena, interior de SP terá explosão de casos de Covid-19, diz Unesp

Pesquisadores afirmam que há uma falsa sensação de segurança fora da capital de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa feita pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostra que a quarentena na cidade de São Paulo retardou em três semanas a explosão de casos da Covid-19 no interior.

FREIO

O movimento entre a capital e municípios paulistas, sempre intenso, caiu, dando até agora tempo para que eles preparem as estruturas de saúde para a intensificação da disseminação da doença.

EXEMPLO 

O trabalho conclui que o interior deve seguir o exemplo da capital e tentar radicalizar o isolamento social. “Existe uma falsa sensação de segurança”, diz o infectologista Carlos Fortaleza, da Faculdade de Medicina de Botucatu. “Isso acontece porque a quarentena na capital retardou a chegada da doença”, afirma.

EXEMPLO 2 

“Já temos casos suficientes no interior para uma disseminação acelerada do novo coronavírus. Sem o isolamento, em três semanas estaremos tão complicados como a Grande São Paulo”, segue ele. Na região metropolitana já há hospitais com UTIs lotadas com pacientes de Covid-19.

NA REDE 

O estudo foi feito pelo laboratório de geografia da saúde da Unesp de Presidente Prudente e pelo laboratório de ciência da computação. Além de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo coronavírus, foram captadas mensagens em redes sociais de pessoas que revelavam estar com a doença.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.