Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

STJ nega habeas corpus de advogado que pedia trânsito livre no RJ durante pandemia

Ação alegava necessidade de garantir o direito de ir e vir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) indeferiu habeas corpus impetrado por um advogado que solicitava salvo-conduto para transitar livremente pelas ruas e logradouros públicos do estado do Rio de Janeiro enquanto não vier a ser contaminado pela Covid-19.

A justificativa do habeas corpus era de que havia necessidade de garantir o direito de ir e vir do impetrante, o qual estaria ameaçado "pelo uso da força monopolizada pelo Estado, que tenta obrigar o isolamento de cidadãos assintomáticos ou fora de qualquer grupo de risco".

O ministro Antonio Saldanha Palheiro, relator da ação, rejeitou a argumentação. "Não se pode ignorar que a situação delicada que acomete não só o estado do Rio de Janeiro, mas também todo o país, pode exigir, por vezes, que as autoridades estatais atuem de forma mais enérgica", afirmou em sua decisão.

O magistrado ainda destacou que o advogado não apresentou qualquer ato concreto que indique lesão ou ameaça de lesão à sua liberdade ambulatorial. E reiterou que "o habeas corpus não constitui via própria para o controle abstrato da validade das leis e dos atos normativos em geral, sob pena de desvirtuamento de sua essência".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.