Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Justiça determina que Estado forneça adrenalina para tratamento de criança com intolerância à lactose

Cada unidade do medicamento custa cerca de R$ 2.000, incompatíveis com a renda da família

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o município de Guarulhos, na Grande SP, e o estado de SP forneçam doses de adrenalina para o tratamento de uma criança contra a intolerância à lactose .

REAÇÃO 

Ela havia sido eleita para um tratamento de dessensibilização ao leite de vaca junto ao Hospital das Clínicas, na capital paulista, que envolve a administração do líquido em ambiente doméstico.

REAÇÃO 2 

Um dos requisitos para o atendimento, no entanto, era que ela dispusesse de dez doses de adrenalina autoinjetável (Epipen Jr) para seu socorro em caso de crise. Cada unidade do medicamento custa cerca de R$ 2.000, incompatíveis com sua renda familiar.

AMPARO 

O juiz Renato Genzani Filho atendeu a recurso da Defensoria Pública de SP e ordenou o fornecimento de ao menos duas doses para o tratamento. Em sua decisão, ele considerou “indispensável o uso do insumo pleiteado” diante do risco de morte após ingestão de leite, premeditada ou acidental, pela paciente.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.