Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Doria aciona conselhos de medicina, enfermagem e farmácia contra a Prevent Senior

Em ofícios, secretário da Saúde demonstra preocupação com denúncias contra a rede feitas na CPI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, oficiou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e o Conselho Regional de Farmácia São Paulo (CRF-SP) solicitando a adoção de medidas contra a rede Prevent Senior.

Nos documentos, o secretário demonstra preocupação com as denúncias apresentadas junto à CPI da Covid no Senado sobre supostas práticas da rede Prevent Senior —como a de adotar o uso sistemático do chamado "kit Covid" no atendimento de seus pacientes e a de omitir a Covid-19 de atestados de óbito.

O secretário Jean Gorinchteyn durante entrevista coletiva, em São Paulo - Governo do Estado de São Paulo - 11.set.2020/Divulgação

Na semana passada, em depoimento à comissão, o diretor-executivo da rede, Pedro Benedito Batista Júnior, afirmou que a operadora adotou procedimento para alterar o código de diagnóstico dos pacientes com Covid-19, fazendo com que a doença deixasse de ser mencionada após determinados dias de internação.

"Diante da gravidade dos fatos noticiados, vimos a esse egrégio conselho, considerando suas atribuições legais de fiscalização do exercício da profissão, solicitar a adoção das medidas que julgar necessárias", afirma Gorinchteyn.

Um dossiê entregue à CPI por 15 médicos que trabalharam na rede Prevent Senior aponta que pacientes e parentes não eram consultados sobre a administração de medicamentos do "kit Covid". O documento também menciona suposta mudança nos prontuários do médico Anthony Wong e Regina Hang, mãe do empresário Luciano Hang.

De acordo com o dossiê, o prontuário médico da mãe de Hang cita a consequência de uma pneumonia bacteriana, e não a Covid-19, motivo pelo qual foi internada, como causa da sua morte.

Além disso, o prontuário, obtido pela Folha, também relata que a paciente recebeu o chamado "tratamento precoce" com medicamentos ineficazes contra a doença, como azitromicina, hidroxicloroquina, prednisona e colchicina, antes de morrer.

Fachada do hospital Sancta Maggiore, da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin no Paraiso, zona sul de São Paulo
Fachada do hospital Sancta Maggiore, da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin no Paraiso, zona sul de São Paulo - Rubens Cavallari - 20.mar.20/Folhapress

Houve ainda tratamento de ozonioterapia retal, prescrito por médicos particulares e não vinculados à operadora, segundo relatou a própria Prevent Senior em um processo movido contra médicos que denunciaram à empresa ao Cremesp.

A advogada Bruna Morato, que representa médicos da Prevent Senior, confirmou em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (28) que os profissionais eram obrigados a prescrever o chamado Kit Covid, com medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid.

A advogada ainda afirmou que os kits vinham lacrado e mesmo a receita já estava pronta.

Ela relatou que os kits tinham oito medicamentos. Os médicos então entregavam para os pacientes e passaram a alertar que eram obrigados a entregá-los, mas orientava a tomar apenas alguns dos itens.

Morato afirmou que os principais fatos que levaram ela e seus clientes a exporem as denúncias na comissão foram a falta de autonomia médica, ocultação e manipulação de dados e a falta de transparência em relação ao quatro dos pacientes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.