Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro faz teste de Covid e resultado dá negativo

Internado em SP, presidente está recebendo antibióticos, alimentação por meio de sonda e hidratação enquanto seu intestino não volta a funcionar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado desde a madrugada desta segunda (3) após um problema intestinal, fez exame para Covid-19 e recebeu resultado negativo. O procedimento, preventivo, foi realizado pelo Hospital Vila Nova Star, onde o chefe do Executivo se encontra em observação.

O presidente Bolsonaro está deitado numa cama de hospital, com pijama claro e um acesso no nariz
Bolsonaro posta foto internado em hospital em SP após sentir dores abdominais - @jairbolsonaro no Twitter

Neste momento, o presidente passa por tratamento clínico e está recebendo antibióticos, alimentação por meio de sonda e hidratação enquanto seu intestino não volta a funcionar.

O médico cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável pelo acompanhamento do mandatário, está a caminho do hospital para tomar uma decisão final sobre a necessidade ou não de intervenção cirúrgica.

Localizado na zona sul da capital paulista, o Hospital Vila Nova Star pertence à Rede D’Or e foi inaugurado em maio de 2019. Além de Macedo, a unidade conta com especialistas renomados como o oncologista Paulo Hoff, a cardiologista Ludhmila Hajjar, o infectologista Esper Kallas e o urologista Miguel Srougi.

Voltado ao público classe A, sua hotelaria é considerada seis estrelas.

A unidade em que Bolsonaro está internado dispõe de 90 leitos, sendo 38 deles de UTI, além de sete salas cirúrgicas e uma sala hemodinâmica.

Da data de sua inauguração a outubro de 2021, o Vila Nova Star já realizou 45 mil atendimentos. E mais de 805 mil exames de análises clínicas e 62 mil de exames de imagem.

A unidade também ultrapassou a marca de 4 mil tratamentos oncológicos, realizados por radioterapia. Além disso, foram realizados 13 mil atendimentos de urgência e emergência e 7 mil procedimentos cirúrgicos.

O serviço de diagnóstico e terapia ocupa três andares do hospital e conta com exames laboratoriais, análises clínicas, medicina rádio-intervencionista para tratar pacientes com qualquer nível de complexidade clínico-cirúrgica.

Bolsonaro, que estava de férias no litoral de Santa Catarina, publicou uma mensagem em suas redes sociais em que disse ter passado mal após o almoço de domingo (2). O mandatário divulgou ainda uma foto no hospital em que aparece com uma sonda nasogástrica.

"Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal", afirmou o presidente.

O Hospital Vila Nova Star informou que Bolsonaro tem uma condição de saúde "estável", mas que, no momento, não há previsão de alta.

A nota diz que ele "deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira devido a um quadro de
suboclusão intestinal".

O presidente também publicou que está utilizando uma sonda nasogástrica. "É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada (6.set.18) e quatro grandes cirurgias", afirmou, lembrando a última internação e o histórico de tratamentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.